202403281227

Notícias

Alunas de Administração da Uniara analisam gestão de empresa de Araraquara

Publicado em: 12/01/2021

O estudo “Desafios em Gestão Empresarial: Estudo em uma empresa do segmento de Segurança Eletrônica no município de Araraquara-SP”, das alunas do curso de Administração da Universidade de Araraquara – Uniara, Joyce Daiane Felisati Martins Ducati e Priscilla Caroline Barroso, foi apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso – TCC e orientado pelo professor Ricardo Bonotto.

“A realização desse estudo permitiu compreender a importância de se conectar o negócio de maneira sistêmica, o que promove o uso de diferentes recursos para a eficácia na gestão das funções, com um único objetivo: gerar resultados”, relatam as estudantes.

Elas mencionam que, a partir dos resultados, pôde-se concluir que “nenhuma organização pode alcançar a excelência sem um líder forte movido por um vibrante desejo de sucesso”. “A transformação no ambiente empresarial vai demandar novos modelos de gestão e novos processos de aprendizagem, e o sucesso da organização depende da sua capacidade de adequar-se continuamente às mudanças e contar com uma equipe treinada e alinhada”, contam.

Fazer a pesquisa trouxe indicativos da aplicação real do conhecimento produzido na academia, de acordo com Joyce e Priscilla. “As perguntas e informações contidas na pesquisa também podem ser convertidas em uma metodologia de avaliação de percepção do gerenciamento, avaliar cultura, clima organizacional, a percepção do gerente, como ele pode ser avaliado, a percepção do funcionário sobre o gerenciamento da empresa, e o quanto e como isso é percebido por ele. Outro ponto foi o de mapear a evolução da teoria do gerenciamento”, destacam.

De maneira geral, segundo as alunas, gerenciar envolve gestão de pessoas e, em relação ao resultado, “envolve mensurar, compreender, assumir riscos, conquistar, motivar, enxergar e educar”. “É articular a estratégia, a ação, e construir elos fortes; é apresentar com objetividade e clareza os conceitos fundamentais da gestão para elevar o desempenho dos colaboradores a outro patamar. Isso requer disciplina, diálogo, sensibilidade, tolerância, dedicação e bom senso”, explicam.

Para Bonotto, um ponto interessante do TCC é que Joyce e Priscilla “aplicaram algumas ferramentas de gestão para fazerem uma análise dentro de uma microempresa de Araraquara”. “Toda a teoria transmitida, que despertou o interesse delas para fazerem o trabalho, veio da disciplina de Teoria Geral da Administração, que ministrei quando estavam no terceiro ano. Foram ensinadas algumas ferramentas de gestão, mas no campo teórico, e elas pegaram essas ferramentas e as testaram na prática na empresa, para verificarem se realmente a auxiliam a melhorar”, finaliza.

Informações sobre o curso de Administração da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI