202404230327

Notícias

Aluna de Arquitetura da Uniara propõe projeto de núcleo de apoio ao migrante

Publicado em: 06/01/2021

Um “Núcleo de Apoio ao Migrante” foi o projeto da aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Juliana Rodrigues Pereira, apresentado como Trabalho Final de Graduação – TFG e orientado pelo professor Leandro Rodolfo Schenk.

“É um espaço destinado ao acolhimento de pessoas que deixam suas terras em busca de melhores condições de vida. Pela dificuldade que têm em se adaptarem a novos locais por conta de sua cultura, língua e condição social, foi proposto o projeto para que pudessem ter um espaço de apoio e referência”, explica Juliana.

Ela conta que a ideia é oferecer, no Núcleo, serviços que vão desde documentação e apoio psicológico e jurídico, a curso de línguas e oficinas, que possibilitem a inserção no mercado de trabalho. “Inicialmente, o projeto contemplava apenas os edifícios funcionais e operacionais, o que se mostrou insuficiente e resultou em uma intervenção em todo entorno, o que promove a valorização não só do projeto, mas também da área urbana em volta”, destaca.

Para o desenvolvimento de seu trabalho, a estudante procurou “um objeto que pautasse como tema uma necessidade social, que não necessariamente atendesse apenas a cidade de Araraquara, e que pudesse despertar, em uma escala global, sua importância”. “O Brasil é caracterizado por ser receptivo com estrangeiros, principalmente por ser um país construído majoritariamente por migrantes”, comenta.

Schenk, que orientou o TFG, relata que Juliana se destacou pela postura. “Desde os primeiros atendimentos conferidos até a conclusão do trabalho, a determinação para se projetar o melhor conjunto de edifícios possível foi simplesmente notável. O produto final espelhou esse comprometimento, uma arquitetura madura e fluída, exemplar, e que atende a uma demanda social brasileira, secular”, finaliza.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI