202403282039

Notícias

Estudante de Arquitetura da Uniara apresenta trabalho sobre neuroarquitetura

Publicado em: 05/01/2021

O estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Michael Miranda Oliveira, apresentou como Trabalho Final de Graduação – TFG o projeto “Neuroarquitetura, a influência da arquitetura na qualidade de vida das pessoas”, orientado pelo professor Joel Venceslau.

“Meu trabalho propõe uma reflexão sobre a importância e a influência que a arquitetura pode ter na vida de um ser humano. Por meio da neuroarquitetura - junção da neurociência com os conhecimentos da arquitetura como um todo -, é possível construir um espaço que contribua para a saúde mental e física do usuário, com a possibilidade de identificar características negativas ou positivas em um espaço construído que, de alguma forma, causa determinados impactos na vida de quem está inserido no ambiente”, explica Oliveira.

Ele menciona que todos os dados são resultados de pesquisas “que ainda estão amadurecendo, e estudos neurocientíficos realizados por meio de softwares e ferramentas como ressonância magnética, eletroencefalograma - EEG, neurofones etc”. “A neuroarquitetura não é uma criação de regras e normas que devem ser seguidas à risca, mas apenas uma ferramenta a mais para auxiliar na construção de espaços saudáveis, o que resulta em uma boa arquitetura”, afirma.

Venceslau destaca, no TFG de Oliveira, “a boa leitura do espaço urbano, entendendo seus problemas e necessidades e, consequentemente, os acertos em relação às propostas apresentadas no projeto”. “Envolve a percepção dos usuários em relação aos espaços resultantes da boa arquitetura, seja na escala do edifício ou do entorno urbano”, acrescenta.

Em relação à relevância social, o orientador aponta que, “considerando a importância da concepção de arquiteturas includentes e acessíveis, o projeto oferece resoluções espaciais e construtivas, o que contribui com essa discussão e com cidades mais agradáveis, humanas e inclusivas”.

Oliveira propôs um tema complexo e interessante, na visão de Venceslau. “Ele não recuou diante dos desafios que surgiram, o que deixou nítido o envolvimento com o tema e a dedicação na apresentação das soluções e finalização do trabalho”, termina o docente.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI