202403281558

Notícias

Aluna de Arquitetura da Uniara propõe projeto de Centro de Artes do Corpo em Taquaritinga

Publicado em: 17/12/2020

Em seu Trabalho Final de Graduação – TFG, a estudante do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Araraquara – Uniara, Leticia Fernanda Miura, apresentou o projeto “Centro de Artes do Corpo – em Taquaritinga - SP”, orientado pela professora Alessandra de Lima.

“Trata-se de uma escola de dança na cidade de Taquaritinga. A escolha do tema teve como princípio o amor que sinto pela arte da dança e sua importância na saúde, tanto física quanto motora. Fiz dança há oito anos e tenho diploma técnico, e todo esse contato que tive nesse mundo me ajudou a perceber as necessidades e precariedades em relação à dança naquela cidade”, relata a aluna.

Ela conta que o intuito do projeto é proporcionar às escolas de dança e a alunos recém-formados de Taquaritinga, um espaço adequado “tanto para as aulas práticas diárias quanto para ensaios, apresentações e festivais culturais”. “Para que isso ocorra, é necessária a implantação de amplas salas de dança apropriadas, outras para aulas teóricas e algumas para acompanhamentos médicos, com psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas, além de um anfiteatro e um palco ao ar livre”, detalha.

O espaço, de acordo com Leticia, é privado, “com aluguéis de salas - por hora ou mensais -, sem fins lucrativos, somente para a manutenção do prédio”. “Com isso, por meio dessas propostas, a ideia é incentivar a prática da dança como lazer ou para benefício tanto na saúde física quanto na mental, e melhorar e estimular a cultura na cidade”, diz.

O TFG agradou a banca avaliadora, segundo a estudante. “Com base em comentários feitos na apresentação, consegui perceber que o projeto não seria somente importante para Taquaritinga, mas também poderia se tornar parte de algo maior, e ser executado em outras cidades”, comenta.

Alessandra, que orientou o trabalho, menciona que Leticia “conseguiu resolver o projeto arquitetônico na paisagem com uma compreensão do terreno e da vizinhança, e inclusive propôs integração não apenas do interior para o exterior, mas também entre o privado e público ao criar uma praça coberta e uma interna acessível à população em qualquer momento”. “É funcional, tecnicamente bem resolvido, eficiente desde a estrutura até o detalhamento, e esteticamente poético e elegante. Graficamente, facilita o seu próprio entendimento por meio de uma linguagem compreensível pela pessoa ou pelo grupo de pessoas ao qual deve ser apresentado”, destaca a docente.

Ela aponta que o “Centro de Artes do Corpo” em Taquaritinga tem sua relevância, “pois na cidade acontece todos os anos, em agosto, o festival internacional de dança ‘CRIARTE’, que já foi para a décima segunda edição em 2020”. “Além da importância na cidade, no contexto internacional, a dança envolve tanto as dimensões cultural e educacional quanto a saúde pública, e nesse projeto há ainda a inserção de espaço de convivência para a comunidade”, acrescenta.

Sobre o empenho de Leticia, “desde o início, ela estava muito envolvida com esse projeto complexo e interdisciplinar, que envolveu diversas questões”. “Executou a investigação de forma eficiente ao ir atrás da história e compreensão global da cidade e do tema, o que expôs suas habilidades na área de pesquisa e diagnóstico da situação do prédio estudado, bem como a realização de soluções para problemas. Além disso, seu grande conhecimento do software permitiu que tivesse um melhor desempenho na parte de design do projeto e sempre atingisse os prazos. Também há liderança e criatividade em seu trabalho, desenvolvido com eficiência e dedicação. Foi além do escopo de TFG, como foi comentado na banca: foi trabalho de profissional, com poesia, elegância e harmonia”, finaliza Alessandra.

Informações sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI