202404261256

Notícias

I Simpósio Interprofissional de Espiritualidade e Saúde da Uniara é marcado pelo partilhar de conhecimento entre os diferentes profissionais de saúde

Publicado em: 30/10/2020

O “I Simpósio Interprofissional de Espiritualidade e Saúde”, promovido pelo curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara – Uniara, “representou um marco agregador às práticas de ensino e um partilhar de conhecimento entre os diferentes profissionais da saúde”, de acordo com a comissão organizadora, formada pelas professoras da graduação, Erika da Fonseca, Letícia Yamawaka e Mariana Lopes Borges. O conteúdo do evento, realizado no formato online no dia 24 de outubro, pode ser acessado no canal da instituição no YouTube - https://bit.ly/3mCmRjM.

“Reflexões foram discutidas com ideias somadas a um tema tão relevante dentro das práticas de assistência à saúde. Nós, da comissão, saímos motivadas a continuarmos discutindo, e com a organização da Liga Interdisciplinar de Espiritualidade e Saúde da Uniara – LIESU. A avaliação dos participantes foi muito positiva, o que nos incentiva a prepararmos com mais carinho o simpósio de 2021”, alegram-se as docentes.

Elas contam que os temas abordados e os palestrantes foram muito elogiados. “Há não só uma curiosidade sobre o tema – ‘O impacto do cuidado espiritual na prática clínica’ -, mas também o desconhecimento de como aplicá-lo, pelos profissionais da saúde. As discussões permitiriam ilustrar como essa prática é realizada, bem como os caminhos para este exercício. Consideramos que, apesar de estarmos em um ambiente de transmissão virtual, foi possível estabelecer vínculo de afetividade com todos os participantes, que se sentiram muito à vontade para fazerem perguntas e colocações pessoais”, relatam.

Em relação à LIESU, “é um marco importantíssimo para o ensino e para a aprendizagem dos cursos de saúde da Uniara, contar com uma liga acadêmica que chega para agregar e produzir conhecimento na formação dos alunos, bem como proporcionar atividades de pesquisa e extensão que beneficiarão a comunidade de Araraquara por meio das práticas assistenciais mais integrativas em relação ao cuidado humano”. “É realmente um momento muito próspero para alunos e professores da universidade. Em breve a comunidade acadêmica receberá um convite, em um encontro virtual, para iniciarmos as atividades da LIESU. Utilizaremos as mídias de comunicação da universidade para que todos os interessados tenham acesso às informações dessa reunião”, revelam.

E, em 2021, “esperamos fazer o ‘II Simpósio Interprofissional de Espiritualidade e Saúde’ presencialmente, com apresentação de trabalhos científicos, colocando a Uniara como referência regional na prática desse cuidado voltado à multidimensionalidade humana”. “A ideia é seguir os avanços nas diretrizes curriculares de ensino e fortalecer a transversalidade na formação de profissionais mais conscientes do seu papel social e enquanto promotores da saúde e bem-estar”, finaliza a comissão organizadora.

Informações sobre o curso de Enfermagem podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI