202403281630

Notícias

Alunos de Enfermagem da Uniara participam de campanha de multivacinação

Publicado em: 28/10/2020

No último sábado, dia 17 de outubro, alunos do segundo e terceiro anos do curso de Enfermagem da Universidade de Araraquara - Uniara participaram, juntamente com as equipes do Serviço Especial de Saúde de Araraquara – SESA e da Secretaria Municipal de Saúde, da campanha nacional de multivacinação, promovida pelo Ministério da Saúde, com apoio e execução dos trabalhadores de cada município do país, de acordo com a professora da graduação, Ângela Aparecida Costa. A participação dos estudantes se deu em várias Unidades de Saúde da Família - USFs do município.

“Eles tiveram a oportunidade de interagir com as equipes e oferecer a vacina à população, de modo que essa atividade contribui para a sua formação à medida em que desenvolvem um raciocínio crítico e ganham mais autonomia para trabalharem e aprenderem a ser enfermeiros. Essa campanha teve como objetivo atualizar vacinas de crianças de zero a quatro anos contra todas as doenças e com um foco na prevenção da paralisia infantil – poliomielite. Além disso, atualizamos as vacinas de adolescentes e adultos até 49 anos”, conta Ângela.

Ela detalha que, “na realidade, tivemos três grandes campanhas no mesmo dia, sendo que a de atualização de vacinas tanto de crianças quanto de adolescentes, veio para enfocar a questão de retomada das vacinações por conta da pandemia de coronavírus – Covid-19, quando muitas pessoas deixaram de procurar os serviços, entre tantas coisas, para se vacinarem”. “A campanha para crianças teve enfoque na atualização das doenças do calendário infantil e também contra a poliomielite, que voltou em vários países, sendo que era uma doença que estava erradicada e só ocorria, de modo acanhado e isoladamente, em alguns países que sofrem problemas de desastres naturais ou de guerras e conflitos. A poliomielite se expandiu e isso necessita de um empenho muito grande para que ela não retorne, assim como todas as outras doenças”, alerta.

Para os adultos até 49 anos, “foi feita a atualização das vacinas do calendário com enfoque no sarampo, doença que já atingiu, somente no estado, quase duas mil pessoas, de janeiro até agora, e que causou o óbito de uma criança menor de um ano”.

Em outra atividade, virtual e realizada na segunda e terça-feira, dias 26 e 27 de outubro, Ângela relata que “fizemos uma avaliação entre as enfermeiras da Vigilância Epidemiológica do município de Araraquara, e as equipes de saúde envolvidas junto com os alunos na campanha de multivacinação foram bastante exitosas”. “Como resultado, todos ganharam com a participação dessa atividade, e os estudantes, principalmente, ficaram muito felizes e agradecidos por estarem envolvidos nesse processo. Isso é um diferencial do curso de Enfermagem da Uniara, que sempre oportuniza todas as atividades para que os alunos possam se capacitar cada vez mais e melhor”, finaliza.

Informações sobre a graduação podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI