202403280745

Notícias

Estratégia do PET Saúde-Interprofissionalidade promove palestras online com temas voltados a pessoas em situação de rua

Publicado em: 26/10/2020

A Estratégia “Atenção às pessoas em situação de rua”, do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde-Interprofissionalidade, que conta uma equipe composta por estudantes dos cursos de Medicina, Nutrição, Fisioterapia e Enfermagem da Universidade de Araraquara - Uniara, e de Odontologia e Farmácia da Unesp de Araraquara, além de preceptoras - profissionais do serviço público de saúde - e tutoras – docentes -, tem realizado palestras online, por meio do projeto “Rua que fala”, relacionadas às pessoas em situação de rua, transmitidas pelo Google Meet.

“O público-alvo são estudantes, profissionais e a população em geral, que estejam dispostos a conhecerem as temáticas dessa população”, resume a estudante do curso de Medicina da Uniara e integrante da Estratégia, Flávia Salomão Remédio.

Nesta terça-feira, dia 27 de outubro, a partir das 18h, será transmitida a palestra “Atendimento a pessoas em situação de rua durante a pandemia”. “Será apresentada a experiência da equipe na qual o município tem profissionais da área da saúde e assistência social, que prestam atendimento a essas pessoas”, relata a aluna. No dia 4 de novembro, também a partir das 18h, será a vez da palestra “Redução de danos às pessoas em situação de rua”, “com a apresentação das experiências de um médico e de um assistente social”, conta.

Nos dias 19 e 22 de outubro, foram ministradas, respectivamente, as palestras “PET Saúde - Atenção às pessoas em situação de rua: vivências interprofissionais” e “Experiências no cuidado às pessoas em situação de rua”.

Uma das tutoras da Estratégia é a professora do curso de Enfermagem da Uniara, Ângela Aparecida Costa. “O projeto ‘Rua que Fala’ tem como tutoras eu e a professora da Unesp, Fernanda Lopes Rossel, além de vários profissionais que atuam como preceptores junto aos alunos. Essa Estratégia visa a alcançar a população em situação de rua, que é caracterizada por ser um grupo populacional heterogêneo composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação, entre outras necessidades humanas básicas ausentes”, explica a docente.

Ela menciona que “o importante é entendermos que todos somos sujeitos e cidadãos de direito, e que precisamos dar voz, acolher e cuidar do próximo com amor e profissionalismo, e união interprofissional, para que possamos oferecer uma melhor condição de vida a essa população, resgatando suas necessidades interrompidas”. “Para todas as pessoas envolvidas, isso contribui muito para o ensino e aprendizado dos valores dos alunos e outros atores envolvidos nessa Estratégia”, diz.

 

PET Saúde-Interprofissionalidade

“Apesar dos inúmeros avanços nas áreas da educação e da saúde, há ainda desafios a serem superados e propostas que precisam ser implementadas ou readequadas na perspectiva de um sistema político democrático no Brasil, que coloque em pauta a necessidade de entender o binômio trabalho e educação sob um novo prisma. É fato que as práticas de atenção em gestão da saúde ainda demonstram um certo distanciamento na formação de seus trabalhadores, com relação às reais necessidades do Sistema Único de Saúde – SUS, e o PET visa a construir uma articulação entre as instituições formadoras e o sistema público de saúde, o que não deixa de ser um desafio permanente para professores, secretários de saúde e os profissionais envolvidos com essa temática”, contextualiza Ângela.

O PET Saúde-Interprofissionalidade, “formado pela união dos esforços da Uniara, Unesp e Secretaria Municipal de Saúde, tem como pressuposto a educação pelo trabalho. “Foi instituído no âmbito dos Ministérios da Saúde e da Educação, e visa a trabalhar as articulações e os eixos voltados à atenção primária à saúde”. “O propósito do Programa, portanto, é promover a integração, o ensino e o serviço à comunidade, tendo como missão o fortalecimento da educação pelo trabalho em saúde, por meio da disponibilização de bolsas a tutores, que são docentes das universidades, preceptores, profissionais de serviços e estudantes de graduação da área da saúde”, detalha.

Ângela aponta que a interprofissionalidade “permite a integração entre as universidades e os serviços de saúde no desenvolvimento de atividades que se utilizam da educação interprofissional para que os cuidados fornecidos sejam pautados na lógica da educação permanente, e envolvendo todos os usuários de serviços de saúde, profissionais, alunos e professores das universidades”.

Flávia acrescenta que “o Programa promove atividades sob a supervisão e o incentivo do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana de Saúde - OPAS que, preocupados com a formação de recursos humanos para a saúde no contexto da América Latina e diante de inovações pedagógicas preconizadas pela Organização Mundial da Saúde - OMS, idealizaram premissas de aperfeiçoamento e formação profissional em saúde a partir de princípios de relações interprofissionais e trabalho colaborativo”.

Esse contexto, de acordo com ela, “demonstra os alicerces aos quais cada uma das Estratégias estabelecidas no Projeto desenvolvido em Araraquara associa-se e se desenvolve na perspectiva de uma formação interativa e integrativa, baseada em processos colaborativos na produção do cuidado em saúde”.

Os interessados nas atividades da Estratégia podem se inscrever pelo endereço www.even3.com.br/ruaquefala, onde está disponível a programação, para receberem os links de transmissão. Outras informações sobre o PET Saúde-Interprofissionalidade estão disponíveis no link https://bit.ly/3era3ZQ.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI