202404201016

Notícias

Professor de Direito da Uniara é coautor de artigos aprovados em eventos científicos

Publicado em: 02/10/2020

O professor do curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, Adhemar Ronquim Filho, é coautor de quatro artigos aprovados recentemente em diferentes eventos científicos e que “serão publicados nos respectivos anais e em revistas especializadas”.

Um dos artigos é intitulado “Renovabio na indústria sucroenergética”, aprovado no “V Simpósio em Gestão do Agronegócio - V SGAgro”, da Unesp de Jaboticabal; outro, aceito no “XXVII Simpósio de Engenharia de Produção – SIMPEP”, da Unesp de Bauru, tem como título “O licenciamento ambiental e a produção mais limpa sob ótica da economia circular nas usinas sucroenergéticas”.

O terceiro aborda “Os desafios da bioeletricidade sucroenergética nos leilões do ambiente regulado de energia: propostas políticas para o setor” e foi aprovado no “XXII Encontro Internacional de Gestão Empresarial e Meio Ambiente - Engema”, da USP de Ribeirão Preto. O último artigo, aceito na “VI Jornada de Gestão e Análise Ambiental - Gestão de Bacias Hidrográficas”, da UFSCar, é intitulado “Gestão de recursos financeiros para preservação e desenvolvimento sustentável da Bacia Hidrográfica do Pardo”.

Até o momento, apenas o artigo aprovado no SGAgro já teve sua apresentação online. “A dos demais ainda não ocorreu. Todos os artigos estão fincados na sustentabilidade. O estudo do RenovaBio vincula-se à produção limpa do setor de energia que pode, com isso, receber pagamento por serviços ambientais a partir de venda de títulos em bolsa. Em outro trabalho, focou-se nas peculiaridades do Processo de Licenciamento Ambiental no setor específico sucroenergético. Nele, também abordamos a comercialização de energia gerada a partir da biomassa, as dificuldades e a importância de definição de políticas para o seu implemento. Por fim, falamos sobre bacias hidrográficas e sua gestão - especialmente os recursos financeiros a partir da cobrança pelo uso de recursos hídricos e sua sistemática”, detalha Ronquim Filho.

Ele finaliza dizendo que “todos os trabalhos estão interligados em bases acadêmicas, bem como na visão empresarial, com um foco corporativo delineado, dando ênfase à aplicação prática de conhecimentos advindos da teoria de gestão ambiental”.

Além de Ronquim Filho, os outros autores são a professora da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Luciana Oranges Cezarino, e o consultor administrativo Geraldo José Ferraresi de Araújo.

Informações sobre o curso de Direito da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI