202403290536

Notícias

Docente do Mestrado em Direito da Uniara participa de conferência internacional

Publicado em: 30/09/2020

O docente do Programa de Mestrado Profissional em Direito - PMPD da Universidade de Araraquara – Uniara, Leonel Cezar Rodrigues, participará de um painel dentro da programação do “8th CYRUS Institute of Knowledge – CIK” e do “VIII International Symposium on Project Management, Innovation and Sustainability - SINGEP”, online, neste sábado, dia 3 de outubro, das 11h às 12h30, pelo horário de Brasília - pelo horário de Boston, das 10h às 11h30 -, por meio da plataforma Zoom Meeting.

O painel é intitulado “International and transnational entrepreneurship: evidence from emerging markets”. “Será com professores dos Estados Unidos, de Singapura e Taiwan. Falaremos sobre tendências e oportunidades para empreendedores no pós-Covid, em países emergentes. No panorama brasileiro, há, nesses últimos três meses, o aumento de geração de novas empresas - pouco mais de um milhão implantadas nesse período. Isso representa uma vontade - ou necessidade – cuja motivação talvez esteja ligada à sobrevivência: as pessoas perderam seus empregos e precisam fazer alguma coisa na vida. Assim, começaram a montar suas novas empresas”, contextualiza Rodrigues.

Ele conta que, como a nova lei do desenvolvimento econômico, no Brasil, permite uma formação mais rápida, simples e direta de novas empresas, isso estimulou bastante o processo ao longo desses três meses. “Em relação ao empreendedorismo, até recentemente, a característica principal do Brasil era empreender por necessidade, e não necessariamente por oportunidade, visto que a maior parte dos empreendedores brasileiros não tem fundamentos educacional e tecnológico consolidados. A maioria tem uma ideia de negócio simples, de sobrevivência. É diferente de ter um ambiente de um país desenvolvido, no qual os empreendedores são muito mais de oportunidades: eles veem um espaço para a implantação de um novo negócio, começam seus próprios empreendimentos com base no domínio de uma tecnologia, e crescem e se desenvolvem em função de um conhecimento técnico específico”, explica.

O que também ficou evidente, de acordo com Rodrigues, “foi uma recompactação da indústria nacional por diminuição de mercado/capacidade de venda e compra nesse período de pandemia”. “O que mais aflorou foi o agronegócio. Os grandes plantadores de milho e soja, por exemplo, continuaram a crescer nesse período e foram abastecendo o mercado brasileiro, que é grande, e também existe muito espaço para o mercado internacional. O pequeno produtor do agronegócio começa a pensar na produção de bens alimentícios sem agrotóxicos – orgânicos -, que ganham um grande espaço, por mudança de hábito e de foco do negócio”, aponta.

Outro ponto que o docente deve abordar no evento é a nova lei de liberdade econômica no Brasil, “que proporciona uma boa oportunidade para a formação de novas empresas e de empreendedores porque desonera, burocraticamente, muitas fases do negócio, tanto para montá-lo quanto para desmontá-lo”. “Isso gera um novo panorama para os empreendedores nacionais”, afirma.

O coordenador do PMPD da Uniara, Edmundo Alves de Oliveira, destaca a participação de Rodrigues no evento internacional. “Ele é expert em Direito e Administração, e participará desse congresso, que abrange universidades brasileiras, da França e dos Estados Unidos. Isso é muito importante. É um orgulho e também o reconhecimento para nosso mestrado da qualidade dos docentes da Uniara. É algo que permite que as pessoas constatem o quanto a universidade é reconhecida nacional e internacionalmente, por seus docentes e por seu trabalho bem qualificado”, finaliza.

Informações sobre o Programa da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg/direito ou pelo telefone (16) 3301-7337.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI