202404161244

Notícias

Professora da Uniara fala sobre livros infantis e dá sugestões de leitura para as crianças

Publicado em: 17/04/2020

Com a pandemia de coronavírus – Covid-19, as crianças ficam em casa, porém, não deixam de fazer suas obrigações escolares, visto que continuam em período letivo. No entanto, nos momentos de descanso e lazer, uma distração enriquecedora pode ser a leitura de livros infantis. Neste sábado, dia 18 de abril, é comemorado o “Dia Nacional do Livro Infantil”.

Para a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação – área de Educação –e docente do curso de Pedagogia da Universidade de Araraquara – Uniara, Dirce Charara Monteiro, “a maioria das histórias dos livros infantis no Brasil são de boa qualidade”.

Na “disputa” entre o livro físico e o virtual, “os jovens gostam de ler na internet, mas de acordo com os resultados de Clarissa Ariadne Orrico, que realizou uma pesquisa com alunos do Ensino Fundamental II, eles preferem ler notícias e textos curtos na internet, e têm preferência pela leitura de livros mais extensos na forma impressa”. “As editoras estão disponibilizando muitas obras em formato de e-books, que são mais acessíveis neste momento de livrarias fechadas (devido à pandemia)”, comenta a docente.

Em sua opinião, no entanto, é importante estimular as crianças a lerem também em livros impressos. “A própria professora pode dar o exemplo, lendo para elas histórias em livros de papel.De qualquer forma, se o gosto pela leitura for estimulado, não há porque condenar a leitura de livros na internet”, acredita a coordenadora.

O isolamento social não significa descanso nos estudos, porém, pode acabar sendo uma oportunidade para a leitura de livros infantis, segundo Dirce. “Nesse período, muitas delas, apesar de estarem em quarentena, não estão em férias, e têm parte do tempo ocupado com as tarefas escolares, por isso devem ler livros não muito extensos e, de preferência, com muitas ilustrações”, aconselha.

A professora ressalta, no entanto, que o hábito da leitura é importante em qualquer idade. “Principalmente para o momento em que estamos vivendo, o papel dos livros é fundamental. Por meio da leitura, podemos viajar sem sair do lugar, sonhar, fantasiar, adquirir conhecimentos, ampliar nosso vocabulário, escrever melhor e desenvolver o senso crítico.Faço minhas as palavras de Mario Vargas Llosa, famoso escritor peruano, em crônica publicada no jornal ‘O Estadode S. Paulo’, no dia 9 de abril de 2020, ao recordar alguns fatos importantes de sua infância: ‘Nada me deu tanto prazer e felicidade como os bons livros, nada me ajudou tanto como eles a superar os momentos difíceis’. Acrescenta o escritor na mesma crônica: ‘A vida que não vivemos podemos sonhá-la;ler bons livros é outra maneira de viver, mais livre,mais bela, mais autêntica’”.

 

Sugestões de livros infantis

“Difícil sugerir títulos, mas vou arriscar alguns clássicos como ‘O pequeno príncipe’, de Saint-Exupéry, ‘O menino do dedo verde’, de Maurice Druon, ‘Chapeuzinho amarelo’, de Chico Buarque de Holanda, ‘O menino maluquinho’, de Ziraldo, e‘Fábulas de Monteiro Lobato’, entre outros.Outra sugestão é a leitura de poesias, como ‘Ou isto ou aquilo’, de Cecília Meireles,‘Poemas para brincar’, de José Paulo Paes, e‘Arca de Noé’, de Vinicius de Morais. São fáceis de serem encontradas na internet”, menciona Dirce, que finaliza sugerindo histórias em quadrinhos como as revistas da Turma da Mônica, “que também são uma leitura atraente para esse período de distanciamento social”.

Informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Processos de Ensino, Gestão e Inovação e o curso de Pedagogia da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI