202404261650

Notícias

ARTIGO: Dia do Médico de Família e Comunidade

Publicado em: 09/12/2019

Phelipe A. Calixto*

O Médico de Família e Comunidade - MFC é o especialista em pessoas. Como assim?
Ele não cuida apenas de um órgão do corpo, nem apenas de pessoas de uma certa idade ou sexo específico.

Ele é responsável por todos os problemas das pessoas e consegue resolver de 85-90% deles no âmbito da Atenção Primária à Saúde (APS). Cuida de um ser humano ao longo do tempo e de sua vida. Inicia fazendo o pré-natal, acompanha a criança após o nascimento, sem deixar de cuidar da mãe, do pai e dos avós. Tem treinamento para cuidar da saúde mental da mulher, do homem, da criança, do idoso e muito mais.

Este profissional é responsável por cuidar de toda a família e conhece os problemas da comunidade que está inserida.

Trabalha no consultório, atende dentro das casas das pessoas quando estas são impossibilitadas de ir até a unidade de saúde e realiza atividades comunitárias. É um médico habilidoso e trabalha com condutas atualizadas baseadas em evidências científicas.

O Médico de Família é treinado para trabalhar em equipe, pois entende que as pessoas merecem ser cuidadas por uma equipe competente.

No Sistema Único de Saúde, o SUS, o Médico de Família trabalha, principalmente, nas equipes de saúde da família junto com os agentes comunitários de saúde, os técnicos de enfermagem, enfermeiros, dentistas e auxiliares de saúde bucal.

O Médico de Família nunca dá alta. E sente-se responsável por todas as pessoas que cuida. Mesmo que o MFC encaminhe a pessoa para outros colegas especialistas focais, ele continua seguindo e coordenando o cuidado desse cidadão e de sua família, é o gerente de sua saúde.
O Médico de Família existe para cuidar melhor de você. E você já tem um Médico de Família para chamar de SEU?

Em Araraquara, temos um número proporcionalmente grande de Médicos de Família trabalhando no SUS: são cerca de 20 especialistas. Além disso, a Universidade de Araraquara – Uniara, junto com a Santa Casa e a Secretaria de Saúde, oferece um Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade (MFC).

O Programa de Residência em MFC é a pós-graduação (especialização) para um profissional médico se tornar um Médico de Família e Comunidade. Nosso município tem um dos programas de residência mais concorridos do Estado. São dois anos de especialização completamente inseridos nas equipes de saúde da família dentro do SUS, sempre supervisionados por um Médico de Família experiente, o preceptor. Para 2020, serão oferecidas 6 vagas de ingresso, com 43 inscritos de todo o país para concorrer essas vagas.

Para o Dr. Daniel Knupp, Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) “não são poucas as evidências científicas que vêm apontando para a importância da Atenção Primária à Saúde e do MFC como elemento fundamental nesse cenário”. “Certamente que investir nos serviços de APS valorizando o MFC, inclusive no aspecto formativo, é um grande diferencial para um município. Num momento em que o Ministério da Saúde vem apostando na MFC, é importante que os municípios também sabiam reconhecer o valor da especialidade. Sabemos que nem todos os municípios têm apresentado iniciativa nesse sentido. De forma que é muito importante que também saibamos reconhecer aqueles que, como Araraquara, vem fazendo esse investimento e já colhendo resultados exitosos a partir dessa política”.

No Brasil, a Medicina de Família e Comunidade começou na década de 70 e conta com cerca de 6 mil especialistas no país. Veja o vídeo que a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC) produziu para comemoração do dia nacional do MFC https://youtu.be/HZuU8xbNGNA .

*Médico de Família e Comunidade e Coordenador do Programa de Residência em Medicina de Família e Comunidade de Araraquara (UNIARA/SANTA CASA/SMS ARARAQUARA)

 



Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI