202404191429

Notícias

Ex-aluno do PPG em Ciências Odontológicas da Uniara é o autor principal de dois artigos publicados em revistas especializadas

Publicado em: 19/09/2019

O ex-aluno do Programa de Pós-Graduação – PPG em Ciências Odontológicas da Universidade de Araraquara – Uniara, Marco Antônio da Costa Borges, é o autor principal de dois artigos publicados recentemente em revistas especializadas. Ambos foram orientados pela professora Thallita Pereira Queiroz.

O artigo “Semiautomatic device for in vitro/ experimental bone perforation in dental implant research”, publicado no Journal of Cranio-Maxillo-Facial Surgery, pode ser acessado e baixado gratuitamente no link https://bit.ly/2lXu8ko. “No estudo, foi abordado um dispositivo de perfuração. Foi um trabalho in vitro com a ideia de testar a estabilidade dos implantes, feitos em pequenos ossos artificiais, como simulação. Criamos um dispositivo chamado semiautomático – e fizemos depósito de patente -, que faz essa pesquisa in vitro”, explica Borges.

Ele detalha que a broca é colocada no aparelho, “que vai girá-la e perfurar aquele osso do teste, para que não haja interferência humana”. “É a máquina que faz o trabalho, o que cientificamente é bem aceito, e os resultados foram bem interessantes, pois, devido a esse dispositivo, conseguimos essa publicação em uma revista internacional muito bem conceituada”, orgulha-se.

Já o resumo do artigo “Avaliação da estabilidade primária de implantes curtos e convencionais instalados em ossos de diferentes densidades”, publicado na revista Full Dentistry in Science, pode ser lido no link https://bit.ly/2klFFt8. “Esse estudo é uma consequência do primeiro: após as perfurações e a colocação dos implantes no pequeno osso artificial - até mesmo usamos o de animal para simular os testes -, fizemos análises de temperatura e estabilidade primária. Usamos os implantes convencionais e outros bem pequenos, chamados curtos, e comparamos esses tipos nos diferentes ossos perfurados pelo dispositivo. Assim, o tema do segundo artigo foi a análise da estabilidade primária dos implantes curtos e convencionais em diferentes tipos de osso”, detalha o ex-aluno.

Como conclusão, os resultados apontaram, segundo Borges, que tanto os implantes curtos quanto os convencionais podem ser usados “e respondem de uma forma parecida, sendo que o curto é uma alternativa viável para ser usado”.

Ter dois artigos publicados em revistas especializadas é motivo de bastante alegria para ele. “Sou dentista clínico há 24 anos, e a pesquisa, quando comecei o trabalho no mestrado da Uniara, me proporcionou uma satisfação enorme. As visões clínica e teórica, às vezes, não ‘batem’ uma com a outra. Eu só tinha a parte prática, e então, no mestrado, passei a valorizar muito mais os conteúdos científicos, a ler mais artigos e a fazer mais pesquisas, e entender melhor o que eu fazia na prática. Isso é muito gratificante”, declara.

Thallita está bastante orgulhosa de Borges e reforça as palavras de seu ex-orientando. “Ele era um clínico especialista, mas não tinha formação acadêmica e conhecimento em pesquisa científica, porém, gostou dessa área e verificou que isso era muito importante para melhorar sua condição de trabalho clínico, baseado em evidência científica. Ele nos surpreendeu e foi um dos melhores orientandos que tive. Sua dissertação, que seria simples, acabou gerando um depósito de patente e dois artigos. É sensacional”, finaliza.

Além de Borges, os outros autores do primeiro artigo são: Rogério Margonar, Maciel Antônio Spinelli, Indira Moraes Gomes Cavalcanti e Guilherme José Pimentel Lopes de Oliveira. Já os do segundo são Margonar, Daniela Oliveira Marques, Indira e Oliveira.

Informações sobre o Programa de pós-graduação em Ciências Odontológicas da Uniara podem ser obtidas no endereço www.uniara.com.br/ppg ou pelo telefone 0800 55 65 88.

Últimas notícias:

Busca

Selo e-MEC: UNIARA
Reproduzir o conteúdo do site da Uniara é permitido, contanto que seja citada a fonte. Se você tiver problemas para visualizar ou encontrar informações, entre em contato conosco.
Uniara - Universidade de Araraquara / Rua Carlos Gomes, 1338, Centro / Araraquara-SP / CEP 14801-340 / 16 3301.7100 (Geral) / 0800 55 65 88 (Vestibular)
N /

Saiba o que fazemos com os dados pessoais que coletamos e como protegemos suas informações. Utilizamos cookies essenciais e analíticos de acordo com a nossa política de privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

ENTENDI