Início | Programação | Mesas Redondas | Sessões | Apoio | Créditos

 

6 – Educação e Cultura em Assentamentos Rurais: relatos de experiências:

Coordenação: Valéria Aparecida de Bastos (Mestre em Educação-USP/Ribeirão Preto)

A ampliação de uma rede de instituições e experiências educacionais no interior dos assentamentos suscita uma série de discussões sobre os processos de ressocialização e formação de uma nova visão de mundo referenciada nos modos de vida das populações beneficiárias dos projetos de assentamentos. O eixo propõe-se a realizar uma avaliação dessas práticas específicas, bem como promover o intercâmbio de informações e experiências na área.

Apresentações (Para ler o Artigo/Resumo em PDF clique em cima do título da apresentação):

1 - CURSO ESPECIAL DE BACHARELADO EM AGRONOMIA COM ÊNFASE EM AGROECOLOGIA E SISTEMAS RURAIS SUSTENTÁVEIS, PRONERA-INCRA-UFSCAR
Fernando Nadal Junqueira Villela
Marcelo Nivert Schlindwein
Manoel Baltasar Baptista da Costa
Waldemar Marques
Farid Eid

2 - A FORMAÇÃO TÉCNICA E POLÍTICA DO TRABALHADOR RURAL NO MST COMO FERRAMENTA DE LUTA E RESISTÊNCIA À PERMANÊNCIA NA TERRA
Fabio Welinghton Blanc

3 - O PAPEL DO CENTRO DE FORMAÇÃO SÓCIO-AGRÍCOLA “DOM HÉLDER CÂMARA” NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ASSENTADOS DE RIBEIRÃO PRETO-SP
Janaína Ribeiro de Rezende
Rosemeire Aparecida Scopinho

4 - A FORMAÇÃO DE PROFESSOR E SUA PRODUÇÃO CULTURAL NOS ESPAÇOS DE REFORMA AGRÁRIA
Jeanes Martins Larchert

5 - EDUCAÇÃO AMBIENTAL E ARTES CÊNICAS: A EXPERIÊNCIA DO PRONERA DE ILHÉUS/BA
Anarleide Cruz Menezes
Elis Cristina Fiamengue

6 - O EDUCADOR POPULAR NA CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO NO ASSENTAMENTO RURAL
Maria Peregrina de Fatima Furlanetti Rotta

7 - A INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM SURDEZ EM UMA SALA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NUMA TURMA MULTISSERIADA DE UMA ESCOLA DO CAMPO
Adrienne Kátia Savazoni Morelato

8 - A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE AGROECOLOGIA DO MST: A BUSCA PELA EDUCAÇÃO FÍSICA “SUPERADORA”
Juliana Moreira Costa
Maria Peregina de Fátima Rotta Furlanetti

9 - EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO: A CAPACITAÇÃO DE TRABALHADORES EM ASSENTAMENTOS RURAIS COMO FATOR DE TRANSFORMAÇÃO
Márcia Eliana Martins
José Ambrósio Ferreira Neto
Roseni Aparecida Moura
Eduardo Ernesto Filippi

10 - NÚCLEO AGRÁRIO TERRA E RAIZ: REFLETINDO A UNIVERSIDADE, REFLETINDO A SOCIEDADE
Raquel Santos Sant’Ana
Gabriela Antunes dos Santos Antonio
Jaqueline Ferreira
Isabela Campos Pinheiro

11 - CAMINHADA NO CHÃO DA VIDA: ECONOMIA SOLIDÁRIA E APRENDIZAGEM DIALÓGICA ENTRE ASSENTADAS/OS E UNIVERSITÁRIA
Kelci Anne Pereira
Amadeu José Montagnini Logarezzi
Carolina Monteiro Santos

12 - EDUCAÇÃO PÚBLICA RURAL: UMA ANÁLISE DOS PRESSUPOSTOS CULTURAIS E CURRICULARES
Camila Timpani Ramal

13 - UMA EXPERIÊNCIA COM EDUCAÇÃO DIGITAL EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA
Emerson Leal Farias
Luis Antonio Barone

14 - ESCOLAS DO CAMPO COMO LOCAIS DE RE-SIGNIFICAÇÃO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: PERSPECTIVAS A PARTIR DA HISTÓRIA ORAL
Juliana Pereira de Araújo

15 - PROJETO EDUCAÇÃO DO CAMPO: ESTRATÉGIAS E ALTERNATIVAS NO CAMPO PEDAGÓGICO
Lee Yun Feng
Vera Lúcia S. Botta Ferrante

16 - PROCESSO PARTICIPATIVO EM BIOCONSTRUÇÃO DE UMA EDIFICAÇÃO PARA O CENTRO DE FORMAÇÃO DO TRABALHADOR NO ASSENTAMENTO SEPÉ TIARAJU
Viviane Santi Martins
Iazana Guizzo
Cecília Prompt
Fernando Campos Costa

17 - REFLEXÃO ACERCA DO ATUAL PROJETO POLÍTICO - PEDAGÓGICO HEGEMÔNICO PARA O CAMPO
Laura Lyrio Gonçalves
Vinicius Barbosa de Araújo
Wagner Alves Pereira

18 - A ORGANIZAÇÃO DOS SEM-TERRA: DINAMICA POLÍTICO-ORGANIZATIVA DO MST NO PONTAL DO PARANAPANEMA/SP
Vinicius Aquinio Silva
Luís Antonio Barone

19 - TRABALHANDO A RELAÇÃO CAMPO E CIDADE: ESTÁGIO UNIVERSITÁRIO JUNTO À REFORMA AGRÁRIA
Amaranta Ursula Fiess Leandro
Antonio Sérgio Escrivão Filho
Camila Pereira de Souza
Raoni Manoel Spetic da Selva
Iara Naí Herrera de Freitas