Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

Com professores experientes e disciplinas sempre atualizadas, o curso de Sistemas de Informação da Uniara prepara o aluno para o mercado de trabalho, que oferece muitas oportunidades, mas exige profissionais cada vez mais capacitados.

Professores

Nossos professores têm muita experiência acadêmica e também no mercado de trabalho, trazendo para a sala de aula muito conhecimento para compartilhar com os alunos.

Estágios

A maioria dos alunos de Sistemas de Informação da Uniara faz estágio na área. Essa experiência prática agrega muito na formação e na carreira do estudante.

Inovação

Para manter os alunos sempre atualizados às novidades, já que é uma carreira em constante mudança, o curso realiza cursos, workshops e atividades com profissionais renomados.

Carreira com muitas oportunidades

O mercado de trabalho para o profissional do setor de Tecnologia da Informação está em constante expansão, pois os sistemas de informatização estão presentes em todos os lugares, inclusive em empresas de pequeno, médio e grande porte, o que proporciona muitas oportunidades de trabalho.

O profissional formado em Sistemas de Informação pode atuar em qualquer setor, desenvolvendo soluções tecnológicas para o fluxo de informações, e também em empresas especializadas. Araraquara é um polo de tecnologia, já que abriga muitas empresas do ramo, como HP, Cast, S2IT, Capgemini e Infosys, entre outras.

Além disso, o aluno que se forma em Sistemas de Informação pode atuar em diferentes segmentos de TI, como em administração de redes, análise e desenvolvimento de software, análise de sistemas, arquitetura e administração de sistemas, gestão de banco de dados, gestão de projetos de TI e consultoria estratégica em TI, entre outras opções.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Sistemas de Informação? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

O analista e desenvolvedor de software deve emergir no problema e pensar na melhor solução de negócio e técnica para agregar valor final ao produto. Para isso, o profissional precisa ter amplo conhecimento sobre o assunto.

Infraestrutura e banco de dados promovem os recursos necessários para suportar a operação e garantir resiliência às operações diárias fornecidas, além de atenderem com qualidade as soluções de negócios.

Gestão de projetos é gerir e definir um plano de trabalho estruturado para equilibrar da melhor forma pessoas, orçamento e tempo. Além disso, o profissional que atua no ramo precisa ter, muitas vezes, uma visão técnica para desempenhar bem seu trabalho.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Sistemas de Informação fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Sistemas de Informação. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador José Eduardo Ribeiro te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Sistemas de Informação são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Coordenador José Eduardo Ribeiro

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que temos oito laboratórios de informática à disposição dos nossos alunos, com microcomputadores, projetores de multimídia, televisores e projetores de slides.

Os laboratórios de informática oferecem toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades práticas nas disciplinas de Desenvolvimento de Software, Sistemas Operacionais, Bancos de Dados e Sistemas Distribuídos, entre outras. Todo ano, a Uniara investe e moderniza seus laboratórios, inclusive o laboratório 4 recebeu novos computadores em 2018.

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Parceria com Microsoft

A Uniara é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreampark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.

Através do Dreamspark, os alunos têm direito à licenças não comerciais de algumas ferramentas Microsoft, como o Visual Studio. Os alunos e professores podem também obter os softwares com licença não comercial da Jetbrains, empresa que conta com seis escritórios em diferentes países. Entre os recursos disponíveis, estão o Clion, PHP Storm e IntelliJ.

Microsoft e Google for Education

Parceria com Visual Paradigm

Parceria com Visual Paradigm

A Universidade de Araraquara é Parceira Acadêmico da Visual Paradigm, tendo a autorização para utilizar Visual Paradigm's versão online da Ferramenta UML e Editor BPMN afins do uso educacional.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Sistemas de Informação, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Semana da Computação

A Semana da Computação é um tradicional evento promovido pelos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Uniara. Dentre os objetivos do evento, destacamos o ensino de tecnologias inovadoras e de mercado, além da aproximação entre alunos, profissionais e empresas.

O evento costuma ser realizado na Uniara, entre segunda e sexta-feira, no período noturno, para que todos os alunos possam participar. Além das palestras, também são realizados minicursos. A Semana da Computação é aberta ao público, mas o foco são os estudantes dos dois cursos.

Maratona de Computação

A Maratona de Programação da Uniara, com os alunos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem uma imersão em uma competição de programação, além de fazer network com os colegas e representantes de empresas, que participam como juízes e apoiadores.

Neste evento, realizado na Uniara, os participantes têm cinco horas para interpretar e resolver um conjunto de problemas. O número, tempo e quantidade de soluções são os métodos utilizados para avaliar os resultados dos times.

Congresso de Computação Aplicada

A Uniara realiza anualmente o Congresso de Computação Aplicada. Neste evento, são apresentados os resultados de projetos elaborados durante a Iniciação Científica (IC) e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Uniara e de outras Instituições. Os trabalhos são avaliados por docentes e profissionais das áreas relacionadas da Computação.

A finalidade do evento é dar visibilidade aos resultados dos projetos elaborados durante os Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica na área da Computação Aplicada, proporcionando um intercâmbio bastante útil e promissor. Com isso, nossa intenção é de promover a articulação entre os profissionais e acadêmicos por intermédio deste evento, pois tanto o meio científico quanto o meio acadêmico são importantes para o desenvolvimento da área.

InterÁgil

O InterÁgil é um evento que congrega profissionais e pesquisadores de metodologias ágeis de desenvolvimento de software. É realizado em parceria com empresas como Uniara, S2IT, Catho e K21. É uma oportunidade de conhecer os fundamentos e experiências com quem domina o assunto.

Minicurso Desenvolvimento Mobile com Android

Este curso é destinado a iniciantes ou que já tenham uma conhecimento inicial em desenvolvimento mobile e querem aprender e fortalecer o domínio para construir aplicativos Android. O aluno não precisa ter muita experiência de programação para participar. Ao final do curso, o aluno estará apto para construir aplicativos que poderão ser compartilhados na Play Store.

Confira o conteúdo do minicurso:

  • - Instalação do Java (JDK e JRE);
  • - Noções importantes da programação orientada a objetos Java;
  • - Introdução ao Android SDK e AVD;
  • - Android Studio e Estrutura de um Projeto Android;
  • - Android Studio - Elementos de Interface;
  • - Inputs - Elementos de interface;
  • - Activities e Navegação;
  • - Layouts no Android;
  • - Listviews e RecyclerView;
  • - Armazenamento no Android - Shared Preferences, armazenamento em arquivo e SQLite;
  • - Network - APIs e Retrofit;
  • - Material Design para Desenvolvedores Android;
  • - Distribuição na Play Store.
Desenvolvimento com Android

Aplicativo de adoção de animais






As ex-alunas Letícia de Souza Martins e Victoria Benito de Oliveira Baptista desenvolveram um aplicativo com o objetivo de auxiliar na adoção de um animal quando estavam cursando o quarto ano de Sistemas de Informação na Uniara.

As alunas contam que o app “Adote um amigo” foi criado inicialmente como um projeto em sala de aula, na disciplina ministrada pelo professor João Henrique Gião Borges. “Ele gostou muito da simplicidade e da ideia em si, e decidiu apoiar, para que fosse levada adiante”, comentam. O aplicativo lista fotos de cães, gatos e outros animais, com uma breve descrição (idade, sexo e status de castração, entre outras informações).

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. As parcerias realizadas entre o curso de Sistemas de Informação com empresas do setor fornecem estágios aos alunos, minicursos, palestras e disponibilizam tecnologias, softwares e soluções profissionais gratuitamente para as aulas e atividades.

Portal do aluno

Acesse a página do portal do aluno e conheça mais sobre as atividades complementares, estágios, publicação de artigos científicos, trabalho de conclusão de curso e muito mais. Aqui você também pode baixar arquivos úteis durante sua graduação, como regulamentos e fichas técnicas.

Confira aqui o portal do aluno. [+]
Portal do Aluno

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.