Fique Sabendo!
Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.
Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.
Com professores experientes e disciplinas sempre atualizadas, o curso de Sistemas de Informação da Uniara prepara o aluno para o mercado de trabalho, que oferece muitas oportunidades, mas exige profissionais cada vez mais capacitados.
Nossos professores têm muita experiência acadêmica e também no mercado de trabalho, trazendo para a sala de aula muito conhecimento para compartilhar com os alunos.
A maioria dos alunos de Sistemas de Informação da Uniara faz estágio na área. Essa experiência prática agrega muito na formação e na carreira do estudante.
Para manter os alunos sempre atualizados às novidades, já que é uma carreira em constante mudança, o curso realiza cursos, workshops e atividades com profissionais renomados.
O mercado de trabalho para o profissional do setor de Tecnologia da Informação está em constante expansão, pois os sistemas de informatização estão presentes em todos os lugares, inclusive em empresas de pequeno, médio e grande porte, o que proporciona muitas oportunidades de trabalho.
O profissional formado em Sistemas de Informação pode atuar em qualquer setor, desenvolvendo soluções tecnológicas para o fluxo de informações, e também em empresas especializadas. Araraquara é um polo de tecnologia, já que abriga muitas empresas do ramo, como HP, Cast, S2IT, Capgemini e Infosys, entre outras.
Além disso, o aluno que se forma em Sistemas de Informação pode atuar em diferentes segmentos de TI, como em administração de redes, análise e desenvolvimento de software, análise de sistemas, arquitetura e administração de sistemas, gestão de banco de dados, gestão de projetos de TI e consultoria estratégica em TI, entre outras opções.
O analista e desenvolvedor de software deve emergir no problema e pensar na melhor solução de negócio e técnica para agregar valor final ao produto. Para isso, o profissional precisa ter amplo conhecimento sobre o assunto.
Infraestrutura e banco de dados promovem os recursos necessários para suportar a operação e garantir resiliência às operações diárias fornecidas, além de atenderem com qualidade as soluções de negócios.
Gestão de projetos é gerir e definir um plano de trabalho estruturado para equilibrar da melhor forma pessoas, orçamento e tempo. Além disso, o profissional que atua no ramo precisa ter, muitas vezes, uma visão técnica para desempenhar bem seu trabalho.
A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.
A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Sistemas de Informação. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador José Eduardo Ribeiro te explica neste vídeo!
Nossos professores do curso de Sistemas de Informação são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!
O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!
Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que temos oito laboratórios de informática à disposição dos nossos alunos, com microcomputadores, projetores de multimídia, televisores e projetores de slides.
Os laboratórios de informática oferecem toda a infraestrutura necessária para a realização das atividades práticas nas disciplinas de Desenvolvimento de Software, Sistemas Operacionais, Bancos de Dados e Sistemas Distribuídos, entre outras. Todo ano, a Uniara investe e moderniza seus laboratórios, inclusive o laboratório 4 recebeu novos computadores em 2018.
A Uniara é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreampark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.
Através do Dreamspark, os alunos têm direito à licenças não comerciais de algumas ferramentas Microsoft, como o Visual Studio. Os alunos e professores podem também obter os softwares com licença não comercial da Jetbrains, empresa que conta com seis escritórios em diferentes países. Entre os recursos disponíveis, estão o Clion, PHP Storm e IntelliJ.
A Universidade de Araraquara é Parceira Acadêmico da Visual Paradigm, tendo a autorização para utilizar Visual Paradigm's versão online da Ferramenta UML e Editor BPMN afins do uso educacional.
A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Sistemas de Informação, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.
Estou muito contente por ter escolhido a área de TI e fico mais contente com minha experiência na faculdade. O curso promove eventos que abordam questões atuais do mercado, com profissionais experientes e empresas renomadas. O coordenador sempre nos atualiza sobre vagas para estágios, cursos e outras oportunidades relacionadas à área.
O que me cativou no curso foi o relacionamento interpessoal com os professores, eles eram nossos parceiros, nossos amigos. Eu me sentia parte da família, estava em casa aqui na Uniara. Esse foi o principal atrativo para mim, além de todo o conhecimento teórico e os professores altamente capacitados.
O curso é muito legal, aborda vários conceitos importantes para a formação de um profissional de TI. É um curso que abre espaço para se especializar em várias áreas de TI. O profissional formado nesse curso tem base para se especializar em desenvolvimento de software, administração de redes, administração de banco de dados entre outras áreas.
A estrutura e os professores foram diferencias na minha formação. O projeto de iniciação científica me ajudou na formação acadêmica, que utilizei nos anos em que fui professor universitário. A experiência prática nas disciplinas de programação me ajudaram no início, quando comecei a desenvolver software na EDS, atualmente DXC.
A Semana da Computação é um tradicional evento promovido pelos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Uniara. Dentre os objetivos do evento, destacamos o ensino de tecnologias inovadoras e de mercado, além da aproximação entre alunos, profissionais e empresas.
O evento costuma ser realizado na Uniara, entre segunda e sexta-feira, no período noturno, para que todos os alunos possam participar. Além das palestras, também são realizados minicursos. A Semana da Computação é aberta ao público, mas o foco são os estudantes dos dois cursos.
A Uniara realiza anualmente o Congresso de Computação Aplicada. Neste evento, são apresentados os resultados de projetos elaborados durante a Iniciação Científica (IC) e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Uniara e de outras Instituições. Os trabalhos são avaliados por docentes e profissionais das áreas relacionadas da Computação.
A finalidade do evento é dar visibilidade aos resultados dos projetos elaborados durante os Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica na área da Computação Aplicada, proporcionando um intercâmbio bastante útil e promissor. Com isso, nossa intenção é de promover a articulação entre os profissionais e acadêmicos por intermédio deste evento, pois tanto o meio científico quanto o meio acadêmico são importantes para o desenvolvimento da área.
Este curso é destinado a iniciantes ou que já tenham uma conhecimento inicial em desenvolvimento mobile e querem aprender e fortalecer o domínio para construir aplicativos Android. O aluno não precisa ter muita experiência de programação para participar. Ao final do curso, o aluno estará apto para construir aplicativos que poderão ser compartilhados na Play Store.
Confira o conteúdo do minicurso:
As ex-alunas Letícia de Souza Martins e Victoria Benito de Oliveira Baptista desenvolveram um aplicativo com o objetivo de auxiliar na adoção de um animal quando estavam cursando o quarto ano de Sistemas de Informação na Uniara.
As alunas contam que o app “Adote um amigo” foi criado inicialmente como um projeto em sala de aula, na disciplina ministrada pelo professor João Henrique Gião Borges. “Ele gostou muito da simplicidade e da ideia em si, e decidiu apoiar, para que fosse levada adiante”, comentam. O aplicativo lista fotos de cães, gatos e outros animais, com uma breve descrição (idade, sexo e status de castração, entre outras informações).
Acesse a página do portal do aluno e conheça mais sobre as atividades complementares, estágios, publicação de artigos científicos, trabalho de conclusão de curso e muito mais. Aqui você também pode baixar arquivos úteis durante sua graduação, como regulamentos e fichas técnicas.
Confira aqui o portal do aluno. [+]Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.