Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Psicologia da Uniara está sempre antenado para manter a estrutura curricular atualizada, com atividades práticas, infraestrutura completa, eventos, palestras, viagens e muito mais. O nosso principal diferencial está no corpo docente, que é muito qualificado para transmitir o conhecimento que vai transformar você em um profissional ético e competente.

Centro de Psicologia Aplicada

A Uniara tem uma Clínica Escola. É o nosso Centro de Psicologia Aplicada, em que os alunos começam a ter atividades práticas desde o segundo ano do curso.

Inovação

Nossa estrutura curricular está sempre atualizada de acordo com as novidades e inovações da profissão. Temos, por exemplo, disciplinas que abordam o impacto das novas tecnologias no desenvolvimento humano e como pode ser o uso destas tecnologias pelo profissional psicólogo.

Professores

Nossos professores ministram aulas nas disciplinas em que têm mais domínio e experiência, o que permite que o aluno possa aprender sobre cada área da psicologia (saúde, educação, jurídica, entre outras) com quem realmente entende do assunto e atua ou já atuou na área.

Centro de Psicologia Aplicada e parcerias do curso

A estrutura curricular do curso de Psicologia da Uniara abrange conteúdos que estão de acordo com as inovações que surgem no ambiente profissional, preparando os alunos para trabalhar em pesquisas ou atuar no mercado profissional de trabalho. Isso envolve a abordagem de temas relacionados, por exemplo, às neurociências (em disciplinas como neuroanatomia, neuropsicologia, psicofarmacologia), à sexualidade (disciplina Gênero, Corpo e Sexualidade), à diversidade (disciplina Psicologia, Diversidade e Direitos Humanos) ao Empreendedorismo (disciplina Empreendedorismo, Inovação e Criatividade), dentre várias outras. Assim, o curso discute temas que estão no centro das discussões de nossa sociedade e no foco das pesquisas científicas.

O exercício prático é fundamental, pois é por meio dele que buscamos experiências aprendendo com o conteúdo teórico, vivenciando o dia a dia do profissional, com todos os seus desafios e aprendizados. Desde o segundo ano, os alunos realizam atividades práticas de acordo com o que têm aprendido em sala de aula, sendo supervisionados em exercícios de observação e elaboração de intervenções, em instituições educacionais e de saúde. No quarto ano, iniciam seu estágio clínico em nosso Centro de Psicologia Aplicada (CPA). No quinto ano, além do CPA, a prática é diversificada e cada vez mais complexa, em instituições diversas do município e da região, com as quais o curso estabelece parcerias para atuação em Psicologia Hospitalar, Psicologia Jurídica, Psicologia na Assistência Social, entre outras.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Psicologia? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Atua na área específica da saúde, em diferentes contextos, através de intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual , grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades.

O especialista nesta área atua em atividades relacionadas à análise e desenvolvimento organizacional, ação humana nas organizações, desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador. Ou seja, atua diretamente com a saúde do trabalhador.

O profissional com especialização nesta área realiza pesquisas, diagnóstico e intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente. Em conjunto com a equipe, colabora com o corpo docente e técnico na elaboração, implantação, avaliação e reformulação de currículos, de projetos pedagógicos, de políticas educacionais e no desenvolvimento de novos procedimentos educacionais.

O psicólogo da área social precisa ter compreensão da dimensão subjetiva dos fenômenos sociais e coletivos, sob diferentes enfoques teóricos e metodológicos, com o objetivo de problematizar e propor ações no âmbito social. O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social.

Á área de Trânsito dentro da Psicologia é referente aos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito. O profissional da área realiza diagnóstico da estrutura dinâmica dos indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais; colabora na elaboração e implantação de ações de engenharia e operação de tráfego; desenvolve ações sócio-educativas com pedestres, ciclistas, condutores infratores e outros usuários da via. Também desenvolve ações educativas com diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores, examinadores de trânsito e professores dos diferentes níveis de ensino.

O psicopedagogo atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto. Na relação com o aluno, o profissional estabelece uma investigação que permite levantar uma série de hipóteses indicadoras das estratégias capazes de criar a intervenção que facilite uma vinculação satisfatória ou mais adequada para a aprendizagem.

Atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa da avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando a preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas.

Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente. Utiliza instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas.

O psicólogo da área jurídica atua no âmbito da Justiça, colaborando no planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência. São muitas as funções do profissional nesta área, entre elas avaliar as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos.

O psicólogo da área hospitalar trabalha em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção à saúde. Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e emocional do paciente.

A atuação do psicólogo do esporte está voltada tanto para o esporte de alto rendimento, ajudando atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar a performance, quanto para a identificação de princípios e padrões de comportamentos de adultos e crianças participantes de atividades físicas. Estuda, identifica e compreende teorias e técnicas psicológicas que podem ser aplicadas ao contexto do esporte e do exercício físico, tanto em nível individual como em grupos.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Psicologia fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento, desenvolvimento da capacidade de discutir e debater com o grupo, desenvolvimento da habilidade de trabalhar em equipe, o que atualmente é o que mais permite ao profissional se destacar no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Psicologia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Simoni de Cássia Haddad Penteado te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Psicologia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão compartilhar e ampliar o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Além do Centro de Psicologia Aplicada, nossos alunos de Psicologia podem contar com toda a infraestrutura da Uniara. As salas da Uniara são equipadas para que a aula seja dinâmica e interativa, de modo que os professores usam os recursos disponíveis por meio da parceria com a Microsoft e o Google.

Também temos laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidades 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Biblioteca da Uniara
Biblioteca da Uniara
Salão Nobre, um dos auditórios da Uniara
Laboratório de Informática
Workplace - Sala de estudos
Workplace, sala de estudos

Tecnologia no ensino

Tecnologia no Ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, a Uniara também é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreampark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Psicologia, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Prevenção ao Suicídio

O curso de Psicologia da Uniara realiza campanhas importantes sobre saúde mental, uma delas é a campanha de prevenção ao suicídio, realizada em setembro, que é denominado setembro amarelo por conta das atividades realizadas no mundo todo sobre o tema. Os alunos abordaram as pessoas para falar sobre a valorização da vida na própria Uniara, no Shopping Jaraguá e no Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão. Nesta ação, as pessoas eram convidadas a responderem à pergunta “Por que vale a pena viver?”. Suas respostas eram coladas em um grande painel, promovendo a reflexão e o compartilhamento de ideias sobre o tema. No painel, também houve destaque para informações que conscientizam e indicam onde buscar apoio.

Cine-Debate

O Cine-Debate é uma atividade oferecida aos alunos do curso de Psicologia da Uniara para comemorar o Dia do Psicólogo, em agosto. Em cada edição, é realizada a exibição de um filme e depois uma análise e bate-papo com um profissional convidado, que aborda o filme sob a perspectiva de uma linha específica da psicologia, como a psicanálise, a comportamental, a fenomenológica-existencial etc. Já tivemos a exibição de “Laranja Mecânica”, “O Quarto de Jack”, “Little Miss Sunshine”, “O escafandro e a borboleta” e “A Garota Dinamarquesa”, entre outros.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. São realizadas visitas técnicas, viagens, exposições, rodas de conversas e mais atividades práticas para que o aluno tenha contato com o mercado de trabalho, fora os estágios que são muito importantes para o crescimento profissional.

Encontro de turmas

Todo ano, o curso de Psicologia da Uniara realiza dois Encontros de Turmas. A atividade promove a integração entre os alunos de todas as séries e é um momento muito especial pois todos ampliam sua rede de contatos. No encontro do início do ano é realizada uma recepção aos calouros. No encontro de final de ano é realizada uma despedida dos formandos. Professores e alunos apresentam músicas, poesias, palestras e rodas de conversa para marcar estes momentos.

Semanas de Psicologia

A Semana de Psicologia é um evento anual que reúne profissionais renomados em palestras, rodas de conversa e minicursos. Os alunos se mantêm atualizados sobre as novas pesquisas e descobertas do meio acadêmico, fazem contato com profissionais especialistas e podem conhecer sobre a prática em diferentes contextos, tirando suas dúvidas, trocando experiências e descobrindo outros pontos de vista. Nas atividades, os alunos são bem participativos e têm a experiência de interagir entre si.

17 anos de curso

O curso de Psicologia da Uniara tem 17 anos e tem se revelado muito significativo tanto em Araraquara quanto na região. Recebemos o selo de Qualidade do Guia do Estudante diversas vezes, inclusive em 2019, fruto do trabalho sólido de professores experientes e da nossa estrutura curricular sempre atualizada.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.