Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Odontologia da Uniara oferece ensino de qualidade há mais de 15 anos, formando excelentes profissionais. Além do corpo docente qualificado, contamos com uma estrutura completa com laboratórios e clínicas odontológicas. Nossos alunos estão sempre atualizados sobre as inovações do mercado.

Clínicas

Nossos alunos atendem a população nas clínicas odontológicas da Uniara, um serviço muito conhecido e procurado por toda a região. É uma oportunidade de realizar tratamentos do começo ao fim, na prática.

Estágio

Além do atendimento nas clínicas da Uniara, nossos alunos também fazem estágio supervisionado em escolas, condomínio de idosos, instituições de acolhimento à criança e demais espaços, fruto da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Inovação

A cada dois anos, a coordenação do curso realiza a Jornada Odontológica, evento que reúne profissionais renomados para trazer cada vez mais conhecimento para nossos alunos, que estão sempre atualizados sobre as inovações do mercado.

Atendimento clínico na prática

O curso de Odontologia da Uniara é dividido em três etapas. O primeiro é o ensino básico, onde os alunos têm aulas de anatomia, microbiologia, bioquímica e histologia, entre outras disciplinas biológicas. A segunda etapa é o ensino pré-clínico, onde os estudantes colocam tudo o que aprenderam em prática nos laboratórios, usando os manequins com dentes de plástico. A terceira etapa, que é realizada nos últimos dois anos do curso, é o atendimento clínico, em que os alunos atendem e realizam todos os procedimentos na população.

O atendimento é realizado nas clínicas odontológicas da unidade IV da Uniara, na Via Expressa. No começo, os alunos realizam procedimentos específicos, sempre supervisionados pelos professores. Depois, na disciplina de Clínica Integrada, os estudantes passam a acompanhar o paciente do começo ao fim do tratamento, colocando em prática não só o conhecimento científico sobre Odontologia, mas também tudo o que aprenderam sobre atendimento humanizado e acolhimento.


Alunos de Odontologia durante atividades da FEC (Feira de Cursos)
Alunos de Odontologia durante atividades da FEC (Feira de Cursos)
Atendimento clínico é realizado nas clínicas odontológicas da Uniara
Manequim utilizado pelos alunos durante o ensino pré-clínico

Educação e prevenção

Os alunos do curso de Odontologia da Uniara têm a oportunidade de frequentar estágios supervisionados durante todo o curso. As atividades são realizadas em escolas de ensino infantil, instituições de acolhimento à criança, condomínio de idosos e no serviço público de saúde.

Os estágios em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde são a oportunidade para o aluno ter uma visão humanística da sociedade, realizando trabalhos educativos e também de prevenção, colaborando para a saúde bucal de crianças e idosos.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Odontologia? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

É a área mais completa da profissão, pois o profissional está apto para fazer cirurgias, tratar dentes, língua, bochechas, gengivas e lábios. Também pode tirar e efetuar tomadas radiográficas, aplicar flúor e realizar limpeza.

É uma das áreas de atuação mais conhecidas. O profissional da ortodontia é responsável por verificar o desenvolvimento da arcada dentária e, se for preciso, alterar a mordedura e a posição dos dentes com a utilização de aparelhos fixos ou móveis.

Nesse segmento, o profissional se aprofunda na formação mais humanista, podendo atuar em planos de saúde e cooperativas, além de participar de programas de assistência social em postos de saúde e unidades básicas. Atua muito na área de prevenção.

O profissional da área de protéticos é responsável por cirurgias e implante de próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais. Nesse segmento, o profissional está apto a implantar uma peça de titânio no interior do tecido ósseo, onde houve a perda do dente do paciente.

O profissional desse segmento pode realizar exames e perícias judiciais visando à elaboração de laudos técnicos e atestados. Ele está habilitado a fazer a identificação de corpos pela análise da arcada dentária.

É a área que atua com crianças. O profissional da odontopediatria é muito importante, pois cuida da preservação dos dentes de leite. Além de essa dentição ser importante para os anos seguintes, sua conservação influencia no desenvolvimento da fala e na mastigação.

O profissional que se especializa em periodontia cuida da saúde das gengivas e dos ossos que sustentam os dentes. Está apto para fazer raspagens, cirurgias e outros procedimentos ao redor dos dentes. Atua na prevenção e tratamento de doenças periodontais.

Além de restaurar a forma e função dos dentes, essa área trata do uso de resinas e realiza peelings gengivais, clareamentos e restaurações estéticas. É uma área muito importante, pois além de levar em consideração a saúde, também ajuda na elevação da autoestima do paciente. O profissional desta área também está apto para realizar a harmonização orofacial.

O especialista desta área trata dos problemas relacionados à polpa dentária e à raiz dos dentes. Além de ser o responsável pelo tratamento de canal, ele avalia a gravidade das lesões e doenças do nervo e da raiz caso haja alterações, seja por fraturas, traumas ou cáries.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Odontologia fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Odontologia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Welingtom Dinelli te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Odontologia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Welingtom Dinelli

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado?
Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Os alunos de Odontologia têm aula na unidade IV da Uniara, na Via Expressa, em frente ao Poupatempo. Temos uma sala de esterilização, uma clínica de radiologia, uma clínica odontológica de emergência, duas clínicas odontológicas para atendimento, um laboratório de histologia que também é utilizado pelos alunos do mestrado e um laboratório pré-clínico, com manequins. Nesta unidade da Uniara, também temos um consultório antigo em exposição permanente.

Unidade 4 da Uniara

Unidade 4 da Uniara

Clínica de emergência

Clínica de emergência

Clínica de Odontologia

Clínica de odontologia

Clínica de Odontologia

Clínica de odontologia

Clínica de odontologia

Clínica de odontologia

Clínica de Radiologia

Clínica de Radiologia

Consultório odontológico antigo, fabricado em 1950, em exposição permanente na Uniara

Consultório odontológico antigo, fabricado em 1950, em exposição permanente na Uniara

Curso tem material de apoio para ser usado em atividades de prevenção

Curso tem material de apoio para ser usado em atividades de prevenção

Laboratório de Histologia

Laboratório de Histologia

Laboratório pré-clínico

Laboratório pré-clínico

Material de apoio para o laboratório pré-clínico

Material de apoio para o laboratório pré-clínico

Sala de esterilização

Sala de esterilização

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Odontologia, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Jornada odontológica

A cada dois anos, o curso de Odontologia da Uniara realiza a Jornada Odontológica, um evento em que são convidados profissionais renomados para palestras e cursos. A atividade é voltada para os alunos da universidade, mas também é aberta para profissionais já formados e outros interessados. A Jornada Odontológica, que já teve cinco edições, também é uma oportunidade para divulgar os trabalhos clínicos e de pesquisa realizados pelos alunos de graduação e pós-graduação, proporcionando a troca de informações e experiências.

Visitas técnicas

Visitas Técnicas

O curso também realiza diversas visitas ao longo dos quatro anos de curso. Entre os destinos, estão o Museu de Odontologia da Unesp, APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), ABO (Associação Brasileira de Odontologia) e Cedeface (Centro de Pesquisa e Tratamento de Deformidades Bucofaciais). Todos os anos, os alunos da quarto ano fazem uma viagem para visitar a indústria Saevo, em Ribeirão Preto.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Além do atendimento que realizam na clínica odontológica da Uniara, nossos alunos também participam de atividades em escolas do ensino infantil, condomínio de idosos e no serviço público de saúde.

Museu odontológico

O coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Araraquara – Uniara, Welingtom Dinelli, dá seu nome ao Museu da Faculdade de Odontologia de Araraquara – FOAr, da Unesp, da qual foi diretor entre os anos 1996 e 2000. O professor Welingtom relata que o museu entrou em atividade na década de setenta, quando o professor Rafael Lia Rolfsen "in memoriam" conseguiu algumas peças para exposição.

15 anos de curso

O curso de Odontologia da Uniara teve seu início em 2003. Por conta do crescimento, foram estabelecidas 100 vagas aprovadas pelo MEC (Ministério da Educação). O perfil do curso é centrado no ensino, pesquisa e extensão universitária e atendimento à comunidade. Já são mais de 15 anos formando excelentes profissionais.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.