Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Nutrição da Uniara tem 20 anos de tradição no ensino, com estrutura curricular sempre atualizada, professores experientes e uma infraestrutura ampla com Clínica Integrada de Nutrição, Cozinha Experimental e outros laboratórios. Aqui você aprende na prática para se tornar um profissional de destaque com ética e profissionalismo.

Infraestrutura

Nossos alunos têm aulas práticas na Cozinha Experimental, na Clínica Integrada de Nutrição e também nos laboratórios de Informática, Química, Anatomia, Bioquímica e Microscopia.

Atividades

Nosso curso realiza muitas atividades para que os alunos possam conhecer a profissão na prática, como visitas técnicas a restaurantes industriais e hospitais, minicursos de gastronomia, palestras e a tradicional visita ao Mercadão de São Paulo.

Professores

Nossos professores têm muita experiência em sala de aula e também no mercado de trabalho. Ter profissionais assim acompanhando a evolução dos alunos faz toda a diferença.

Clínica Integrada de Nutrição

Com o intuito de atender a região e proporcionar ao nosso aluno a vivência prática do atendimento clínico-terapêutico, a Clínica Integrada de Nutrição oferece atendimento a crianças e adultos encaminhados pela Unidade Básica de Saúde, funcionários da Uniara e seus familiares e também pacientes encaminhados pelas Clínicas de Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia da Uniara.

Os atendimentos são realizados por alunos do curso de Nutrição, supervisionados por professores. Buscamos aprimorar os conhecimentos dos nossos estudantes por meio do contato com o paciente e conhecendo todos os procedimentos da consulta, sempre pautado nos princípios éticos do profissional nutricionista.

Conheça as áreas de ensino


Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Nutrição? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Na nutrição coletiva, o profissional cuida de um grupo de pessoas, por meio de sua atuação em restaurantes, cozinhas industriais e refeitórios, definindo o cardápio a ser servido e acompanhando o processo de preparo, a higiene pessoal e dos alimentos, além da sua conservação e estocagem.

Nessa especialidade enquadram-se os nutricionistas dos postos de atenção básica em saúde, de ambulatórios e da vigilância sanitária. Fiscalizar os estabelecimentos e estar ciente das legislações vigentes para a estocagem e o manuseio do alimento são suas principais funções nessa área.

Cabe ao profissional identificar o público-alvo e a melhor forma de atrair a atenção para o produto, sempre destacando seu valor nutricional e identificando qual propriedade nutricional do alimento deverá ser trabalhada na comunicação e na divulgação do produto.

É a área responsável pelo tratamento de diversas enfermidades que afetam as pessoas. A nutrição clínica é aplicada em pacientes por meio de um plano focado na alimentação adequada. Atua no combate e na prevenção do surgimento de patologias e no combate das doenças crônicas.

Os profissionais da Nutrição e Gastronomia são responsáveis pela qualidade e pela fiscalização dos alimentos que entram, saem e são estocados no estabelecimento. Eles verificam com os fornecedores quais as melhores matérias-primas e fiscaliza constantemente os alimentos entregues aos consumidores finais. Trabalham no controle de temperatura de equipamentos e ambientes, fiscalização da higiene dos manipuladores, preparo de alimentos, recebimento de mercadorias e monitoramento da higiene ambiental.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Nutrição fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Nutrição. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Ana Carolina Carneiro te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Nutrição são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Ana Carolina Carneiro

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. Nossos alunos têm aulas na Cozinha Experimental, na Clínica Integrada de Nutrição e também nos laboratórios de informática, química, anatomia, bioquímica e microscopia.

A Cozinha Experimental é um espaço do curso de Nutrição que oferece aos alunos a prática dos alimentos em suas mais diversas formas. Utilizamos o espaço da Cozinha para que o aluno tenha contato com o alimento e obtenha informações quanto à sua composição, aos nutrientes específicos e às suas transformações nos processos de preparo e utilização dos alimentos. Desse modo, ele é capaz de identificar transformações ocorridas a fim de que o alimento possa ser utilizado em sua totalidade.

Também utilizamos a Cozinha como espaço educativo, realizando trabalhos com a comunidade. Esse processo ocorre com grupos de indivíduos com problemas patológicos que necessitam conhecer o alimento que consomem em sua melhor forma. Desenvolvemos e testamos novas receitas, que são feitas pelos alunos com o auxílio dos docentes. Procuramos atender as mais diversas necessidades, desde problemas de saúde até alimentação de atletas. Elaboramos também material educativo para uso nas aulas práticas e trabalhos com a comunidade, especialmente com crianças.

Cozinha Experimental

Cozinha Experimental

Cozinha Experimental

Cozinha Experimental

Cozinha Experimental

Cozinha Experimental

Laboratório de Bioquímica

Laboratório de Bioquímica

Laboratório de Microscopia

Laboratório de Microscopia

Laboratório de informática

Laboratório de informática

Laboratório de química

O laboratório de química da Uniara é usado pelos cursos de Nutrição, Biologia, Odontologia e Biomedicina. É um espaço para os professores ensinarem de forma prática o que foi aprendido em sala de aula, com apoio essencial do técnico do laboratório.

Neste espaço, é preciso usar calça comprida, jaleco e sapatos fechados por questão de segurança. Os alunos podem usar o laboratório para estudar, não só durante a graduação, mas na pós-graduação também.

Laboratório de anatomia, o mais completo da região

Os alunos de Nutrição também usam o laboratório de anatomia, que é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.

Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Nutrição, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Visita ao Mercadão de São Paulo

O curso de Nutrição da Uniara realiza todo ano uma viagem técnica ao Mercado Municipal de São Paulo. A visita faz parte da programação da disciplina “Técnica Dietética”, ministrada pela professora e coordenadora Ana Carolina Carneiro, que também acompanha os estudantes na viagem. É uma oportunidade para ter contato com uma grande variedade de alimentos e condimentos, muitas vezes desconhecidos pela maioria.

Semana de Nutrição

A Semana de Nutrição é um evento realizado para os alunos do curso, mas também é aberto aos demais interessados. A atividade traz palestrantes renomados, que abordam temas mais específicos. Alguns exemplos de assuntos já abordados são cozinha mediterrânea, transtornos alimentares, terapia nutricional no paciente pediátrico com câncer, humanização em atendimento nutricional, nutrição no esporte, probióticos e saúde intestinal.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Muitas atividades são planejadas durante a graduação, como a Semana da Nutrição, visitas técnicas a restaurantes industriais e hospitais, minicursos de Gastronomia e visitas ao Mercadão de São Paulo. Aqui você tem contato com o mercado de trabalho durante a graduação.

Visitas Técnicas

Nossos alunos de Nutrição participam de algumas visitas técnicas durante a graduação, além da viagem ao Mercado Municipal de São Paulo. São realizadas visitas no Hospital Estadual de Américo Brasiliense (HEAB) e também em restaurantes. É uma oportunidade para os estudantes verem de perto como é a rotina destes espaços e como é a atuação dos profissionais em restaurantes e hospitais, ambientes bem diferentes em que o nutricionista tem um papel essencial.

Receitas e materiais educativos

Muitas atividades práticas são realizadas no curso de Nutrição da Uniara. Os alunos sempre criam receitas diferentes e também desenvolvem alguns materiais educativos. Já foram criadas receitas típicas de datas comemorativas, como Natal, Páscoa e Festa Junina. Além disso, sempre se preocupam em criar receitas para pessoas com restrições alimentares, como quem tem diabetes, colesterol alto, intolerância à lactose ou glúten. Em relação aos materiais educativos, são criados jogos, manuais e livros que auxiliam na divulgação correta sobre alimentação saudável.

20 anos de curso

Em 2020, o curso de Nutrição da Uniara completa 20 anos de tradição em formar bons profissionais, com estrutura curricular atualizada, professores experientes e infraestrutura ampla. Temos alunos nos mais diversos campos de trabalho: a cada ano fazemos nosso encontro de Nutrição e convidamos egressos para uma mesa-redonda que integra alunos e ex-alunos.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.