Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

Um diferencial da formação em Jogos Digitais da Uniara é a formação criativa, essencial para o profissional que vai atuar na criação de games, mas desenvolver a parte crítica também é fundamental. Utilizamos a plataforma Unity que é uma das plataformas mais conceituadas na área!

Olhar crítico

Durante o ano, os alunos fazem trabalhos interdisciplinares para aplicar na prática e com um olhar crítico os conhecimentos aprendidos nas disciplinas.

Atividades práticas

A participação de projetos de iniciação científica é estimulada tanto pela coordenação quanto pelos professores do curso. Além disso, há diversas visitas técnicas com os alunos visando complementar o conhecimento e fomentar o contato com outros profissionais da área.

Professores

Os professores do curso de Jogos Digitais da Uniara são muito qualificados e experientes, acompanhando a evolução dos alunos e transmitindo todo o conhecimento para transformar os estudantes em excelentes profissionais.

Mercado de trabalho promissor

Pensando na indústria brasileira, percebe-se que há uma concentração de empresas na região sudeste, principalmente no estado de São Paulo, o que mostra que, consequentemente, a maior parte das empresas está localizada nessa área. É possível que isso ocorra devido às condições favoráveis desta localidade, como fácil acesso à internet, às ferramentas de desenvolvimento e às oportunidades de negócios.

As vantagens do curso diante desta perspectiva são enormes: ele está inserido num polo no qual circulam empresas, informações e consumo de games. Por isso, este profissional será capaz de oferecer uma mão de obra qualificada para atuar nesse mercado em ascensão.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Jogos Digitais? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Para construir o personagem de um jogo, é preciso levar em consideração várias questões: aparência, histórico, vestuário, personalidade, falas, meios de controlá-lo, os pontos de vista pelo qual ele será visto e muito mais. O personagem pode ser a essência do jogo, por isso é importante que ele seja bem construído e elaborado.

Você já ouviu falar de storytelling? É a arte de contar histórias, muita usada no marketing, na educação e construção de marcas. Também é muito importante na produção de um jogo eletrônico. É preciso construir um roteiro completo, pois a história colabora muito para a boa experiência do usuário.

Com os jogos cada vez mais interativos, sofisticados e inovadores, as técnicas de modelagem 3D passaram a ser cada vez mais importantes na construção dos jogos digitais. A técnica consiste na construção de objetos em 3 dimensões dentro do ambiente de um software projetado especialmente para essa tarefa. Na sequência, as criações são animadas para compor os movimentos dentro dos games.

Você provavelmente se lembra dos cenários dos seus jogos preferidos: um campo de batalha, um ringue, as ruas da cidade, uma ilha, uma floresta, um campo de futebol ou até no espaço. Os cenários dão mais realismo aos jogos e faz com que a história seja mais atraente. É possível, inclusive, criar cenários interativos, com efeitos especiais.

O profissional que atua na programação de jogos digitais codifica programas, desenvolve elementos sonoros e gráficos e dá vida e sentido a todos os elementos: cenário, história, personagem e efeitos especiais. É preciso ter conhecimento em linguagens de programação, ferramentas e metodologias para o desenvolvimento de jogos digitais em diversas mídias, como consoles, computadores, celulares e internet.

O aluno do curso de Jogos Digitais da Uniara aprende a utilizar diversas plataformas usadas para o desenvolvimento de jogos digitais (arcade, celular, console, computador, on-line, etc). É preciso ter domínio dos programas usados e também das linguagens de programação usadas na construção do game.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Jogos Digitais fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Jogos Digitais. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Juliano Marcello te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Jogos Digitais são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Juliano Marcello

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Nossos alunos de Design Digital têm aulas nos laboratórios de informática e também no estúdio de TV para as aulas de narrativas audiovisuais. As salas são equipadas para que a aula seja dinâmica e interativa, de modo que os professores usam os recursos disponíveis por meio da parceria com a Microsoft e o Google.

Além disso, também temos as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidades 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Laboratório de informática
Laboratório de informática
Estúdio de TV
Estúdio de TV
Workplace - Sala de estudos
Workplace, sala de estudos

Tecnologia no ensino

Tecnologia no Ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, a Uniara também é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreamspark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Jogos Digitais, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já se formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Ciclo de Empreendedorismo em Design

O “Ciclo de Empreendedorismo em Design” é um evento promovido pelos cursos de Design de Moda, Design Digital e Jogos Digitais da Uniara. A intenção é mostrar aos alunos que o profissional formado em design pode empreender e criar seu próprio negócio. Na primeira edição da atividade, em 2019, tivemos uma palestra com um consultor de empresas e com uma profissional experiente em Design Thinking.

Ciclo de Estudos

Os cursos de Design Digital, Jogos Digitais e Design de Moda da Uniara realizam um Ciclo de Estudos juntos. As atividades são gratuitas, realizadas pensando nos alunos, mas abertas para a comunidade também. A proposta do evento é trazer temas atuais, que abordem mercado, cenário econômico e, principalmente, área de atuação dos designers de moda, digitais e dos gamers.

Ciclo de Estudos

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nosso curso tem atividades práticas, projetos de iniciação científica, eventos, palestras, estágios e visitas técnicas. Aqui você aprende na prática.

Feiras e exposições

Durante a graduação, nossos alunos participam de muitas feiras, visitas técnicas e exposições. São oportunidades de sair do ambiente acadêmico e conhecer de perto o mercado de trabalho. Os alunos de Jogos Digitais já participaram da Feira de Games BIG Festival e da exposição “A Era dos Games”. Também visitaram o Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi e também o Sesc Pompeia, ambos na capital paulista.

Workshop

O curso de Jogos Digitais da Uniara promove o “Workshop de Desenvolvimento de Jogos”. O evento tem quatro horas de duração e os participantes saem com um jogo desenvolvido, sendo que aprendem a programá-lo. Na última edição, foi criado um game no estilo de ‘Space Invaders’. O workshop é gratuito e também utiliza apenas ferramentas gratuitas.

Workshop

Seja pioneiro no mercado

Venha nos visitar, conhecer nossos professores, assistir nossas aulas e visitar nossos laboratórios. O mercado de jogos no mundo fatura mais que Hollywood e no Brasil cresce a cada dia. Seja pioneiro nesse mercado, venha estudar na Uniara!

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.