Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Fisioterapia da Uniara é completo, com infraestrutura ampla, professores experientes, estrutura curricular sempre atualizada e ainda oferece muitas oportunidades de aprendizado na prática.

Santa Casa

Os alunos de Fisioterapia da Uniara fazem estágio participativo na Santa Casa de Araraquara, na emergência, na UTI e também nas enfermarias.

Clínica

A clínica de Fisioterapia da Uniara foi inaugurada em 2001 e atende pacientes por meio do SUS. É uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem na prática.

Professores

Nossos professores têm experiência dentro e fora da sala de aula. São parceiros e acompanham a evolução dos alunos em todas as etapas.

Estágio na Santa Casa

Por meio de um convênio firmado há muitos anos entre a Uniara e a Santa Casa, o hospital que é referência na região hoje tem 12 fisioterapeutas, todos ex-alunos da Uniara. Além disso, os alunos do quarto ano de Fisioterapia da Uniara fazem estágio participativo na emergência, na UTI e também nas enfermarias, todos supervisionados pela professora Daniela Aparecida Benite.

Depois de terem toda a fundamentação teórica e prática, os alunos de Fisioterapia da Uniara começam o estágio na Santa Casa, sempre sob supervisão, com o objetivo de tratar e prevenir complicações cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas. A Uniara é a única instituição de ensino que oferece essa oportunidade de estágio na Santa Casa de Araraquara.

Estágio na Unidade de Saúde da Família

O curso de Fisioterapia da Uniara também tem parceria com a Unidade de Saúde da Família Dr. Aldo Cariani, no Jardim Santa Lúcia. O estágio curricular supervisionado na atenção básica visa proporcionar aos estudantes a oportunidade de aplicar, ampliar e adequar o conhecimento teórico adquirido na universidade, visando à integração entre teoria e prática no desenvolvimento das habilidades requeridas para a formação profissional.

Além de planejar, participar, desenvolver e analisar práticas fisioterapêuticas em ações de atenção básica centradas na promoção e prevenção em saúde de forma humanizada, possibilitará aos alunos a vivência da realidade dos espaços profissionais, aperfeiçoando sua responsabilidade técnica e exercitando a convivência em equipe multidisciplinar, ampliando, desta forma, sua formação acadêmica. Os professores responsáveis são: Luís Gustavo Pozzi, Lúcia Helena Batista e Jussara de Oliveira.

Atuação Prática em Hospitais

O curso de Fisioterapia da Uniara permite que o aluno do 4º ano atue diretamente na fisioterapia hospitalar, em todos os setores. Ele conta com a supervisão de profissionais capacitados para orientar na atividade prática.

A Uniara possui parcerias com hospitais do município, que possibilitam a vivência de situações reais que serão enfrentadas no dia a dia profissional do futuro fisioterapeuta.

O trabalho abrange ações em enfermarias, unidades de emergência e em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A ação do fisioterapeuta visa diminuir o tempo de internação e minimizar complicações de saúde para o paciente, além de oferecer maior qualidade ao longo de sua recuperação.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Fisioterapia? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

A fisioterapia esportiva desenvolve tanto a prevenção de lesões como a reabilitação de todas as lesões que os atletas sofrem durante as partidas ou os treinamentos. Além da parte teórica, nosso aluno tem a experiência prática em fisioterapia esportiva, com o estágio dentro da Clínica de Fisioterapia da Uniara. O estágio é trabalhado em diferentes esportes: basquete, futebol, vôlei e natação, entre outros.

O fisioterapeuta pode atuar com pacientes que têm problemas respiratórios, doenças cardiovasculares ou fatores de risco. Dentro das doenças respiratórias, temos pneumonia, enfisema pulmonar, fibrose pulmonar, bronquite crônica, asma, entre outros. Na área de problemas cardiovasculares, temos pacientes com hipertensão, diabetes e obesidade. O tratamento visa a melhora do quadro clínico e também da qualidade de vida dos pacientes, de crianças a idosos. Em casos cirúrgicos, como um infarto, o fisioterapeuta acompanha o paciente desde o momento da internação até o pós-operatório nos meses seguintes.

A fisioterapia neurofuncional atua para reabilitar o cérebro e o sistema nervoso como um todo. O objetivo é trabalhar as funções que o paciente perde, assim como promover a melhora da coordenação motora. O tratamento é realizado com crianças que apresentam algum déficit, com o intuito de que ela possa ter um desenvolvimento normal, e também com adultos que têm esclerose múltipla, alzheimer, parkinson e outras patologias que acometem o sistema nervoso. A fisioterapia nesses casos pode melhorar a qualidade de vida e minimizar os efeitos das doenças.

O fisioterapeuta também atua nas alterações do sistema mastigatório, em que os pacientes costumam apresentar dor de cabeça e dificuldade da movimentação da mandíbula, inclusive após acidentes com impacto na face. Esses pacientes normalmente são encaminhados por dentistas ou fonoaudiólogos, profissionais que acabam trabalhando em conjunto no tratamento. O objetivo é devolver as funções do sistema mastigatório.

A atuação da Fisioterapia na área de traumatologia envolve a prevenção, o tratamento e a reabilitação quando há um acometimento no sistema ósseo e/ou muscular. O fisioterapeuta faz uma avaliação física no paciente e propõe um tratamento, que pode incluir técnicas manuais, aparelhos de musculação, faixas elásticas e aparelhos com estímulos elétricos.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Fisioterapia fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Fisioterapia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Carlos Roberto Grazziano te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Fisioterapia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Carlos Roberto Grazziano

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado?
Assista ao vídeo com a especialista!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. A Clínica de Fisioterapia da Uniara foi inaugurada em 2001 e já atendeu mais de 230 mil pacientes. O tratamento é realizado sem custo, por meio de encaminhamento do SUS.

Durante o primeiro ano do curso, o aluno já acompanha a rotina da clínica. No segundo ano, ele passa a realizar atendimentos em asilos, sempre sob supervisão dos professores. Já os alunos do terceiro e do quarto ano ficam mais focados nos atendimentos individualizados na clínica, que tem capacidade de atender até 250 pacientes por dia.

Clínica fica na Avenida Dom Pedro II, 769, Centro

Clínica fica na Avenida Dom Pedro II, 769, Centro

Alunos de Fisioterapia fazem atendimento individualizado na clínica

Alunos de Fisioterapia fazem atendimento individualizado na clínica

Nossa infraestrutura é completa para os alunos e os pacientes

Nossa infraestrutura é completa para os alunos e os pacientes

Clínica de Fisioterapia da Uniara foi inaugurada em 2001

Clínica de Fisioterapia da Uniara foi inaugurada em 2001

Temos piscina aquecida para a realização de tratamentos

Temos piscina aquecida para a realização de tratamentos

Atendimento é gratuito, realizado através do SUS

Atendimento é gratuito, realizado através do SUS

Nossa clínica já atendeu mais de 230 mil pacientes

Nossa clínica já atendeu mais de 230 mil pacientes

Estágio na clínica é a melhor oportunidade de aprender na prática

Estágio na clínica é a melhor oportunidade de aprender na prática

Jaque e Vanessa, que colaboram com o aprendizado dos alunos na clínica

Jaque e Vanessa, que colaboram com o aprendizado dos alunos na clínica

Mais laboratórios para aulas práticas

Os alunos de Fisioterapia da Uniara têm aulas práticas nos laboratórios de Anatomia, Informática, Microscopia, Recursos Múltiplos e também no de Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica. Assim os alunos conseguem colocar em prática tudo o que aprendem na sala de aula.


Laboratório de bioquimica enzimologia citogenetica micologia clínica
Laboratório de Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica
Laboratório de Microscopia
Laboratório de Microscopia
Laboratório de Recursos Múltiplos
Laboratório de Recursos Múltiplos

Laboratório de anatomia, o mais completo da região

Os alunos de Fisioterapia também usam o laboratório de anatomia, que é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.

Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Fisioterapia, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Visitas a feiras e thermas

Os alunos do curso de Fisioterapia sempre estão presentes nas principais feiras da área da saúde, como a Reatech (Feira Internacional de Tecnologias em Reabilitação, Inclusão e Acessibilidade) e a Feira Hospitalar, onde conhecem os novos equipamentos e novas técnicas disponíveis no mercado.

Além de participar das feiras, nossos alunos também conhecem alguns thermas, em Poços de Caldas, que realizam diversos tratamentos. Com o uso da água thermal e aparelhos, o profissional de fisioterapia pode tratar pacientes que sofreram Acidente Vascular Encefálico e que têm problemas reumáticos, por exemplo.

Semana da Fisioterapia

O Encontro de Fisioterapia é um evento organizado pelo curso todo ano, que reúne palestras e mini cursos em uma semana, com professores, profissionais renomados e ex-alunos. É uma oportunidade para os alunos se aprofundarem em assuntos específicos, como oncologia, abordagem ortopédica no joelho e bandagens funcionais.

Além disso, são realizadas outras palestras durante o curso, para que os alunos mantenham-se sempre atualizados com as novidades do mercado e também conheçam histórias de profissionais e pacientes. Em alguns eventos, os próprios alunos têm a oportunidade de ministrar uma palestra dentro da universidade.

Atividades em escolas e postos de saúde

Os alunos de Fisioterapia realizam diversas atividades nas escolas e também nos postos de saúde de Araraquara. Nossos alunos já foram em escolas de ensino infantil orientar as crianças sobre a postura corporal, já conversaram sobre atividade física com mulheres na unidade de saúde da família e tiveram muitas outras vivências.

Essas experiências permitem que o aluno se insira no mercado de trabalho e também aprenda a lidar com todos os pacientes, de crianças a idosos. Também são realizadas atividades em parques, shoppings e demais ambientes, principalmente em datas comemorativas, como Dia da Saúde, Dia da Mulher, entre outros.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. A Uniara é a única instituição de ensino que dá a oportunidade ao aluno de Fisioterapia de fazer estágio na Santa Casa. Além disso, temos parcerias com clínicas e demais instituições de saúde onde nosso aluno pode adquirir experiência e dar o primeiro passo no mercado de trabalho.

Festa Junina

Festa Junina

Todo ano, no mês de junho, os alunos dos quatro anos de Fisioterapia da Uniara se organizam, com ajuda dos professores, e realizam o “Arraiá da Fisio”. A festa junina é realiza na clínica para os pacientes, marcando o encerramento dos atendimentos naquele semestre. Além de ser um momento de descontração antes das férias, é também uma oportunidade de integração com os pacientes, que criam vínculo com os alunos e adoram participar da festa.

Congresso Internacional

O trabalho “A influência aguda da técnica de Stretching Global Ativo na flexibilidade e no perfil postural de ciclistas”, de autoria dos alunos do quarto ano do curso de Fisioterapia da Universidade de Araraquara – Uniara, Jéssica Miranda Fugimoto e Yassuo Honofre Sakanaka, foi classificado entre os dez melhores no “11º Congresso Internacional de Fisioterapia”, realizado entre os dias 19 e 22 de setembro, em Salvador, na Bahia. O estudo foi orientado pelos professores André Capaldo Amaral e Maurício José Falcai.

Congresso Internacional

20 anos de curso

Fisioterapia foi a primeira graduação na área da saúde oferecida pela Uniara. Nessas duas décadas, ampliamos nossas instalações, disponibilizamos novos laboratórios e hoje temos uma clínica onde nossos alunos fazem estágio. Construímos laços com o mercado de trabalho, formamos excelentes profissionais e hoje somos referência em ensino.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.