Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Farmácia da Uniara tem uma estrutura ampla e completa, com 12 laboratórios, professores qualificados, estágios supervisionados, estrutura curricular sempre atualizada e nota 4 no Enade, em uma escala de 0 a 5. Aqui o aluno se forma pronto para ingressar no mercado de trabalho.

Infraestrutura

Nosso curso conta com 12 laboratórios, uma infraestrutura completa e moderna para você aprender na prática. Ter essa experiência durante a graduação faz toda a diferença!

Professores

Nossos professores são muito qualificados, têm experiência acadêmica e no mercado profissional. Mais do que isso, são parceiros e ajudam cada aluno a evoluir.

Estágios

O estágio supervisionado proporciona que o aluno aprenda na prática e também seja inserido no mercado de trabalho. Nossos alunos fazem estágios em drogarias, hospitais, na saúde pública, em farmácias de manipulação, indústrias e análises clínicas.

Estágios supervisionados

O foco do estágio supervisionado, que é realizado nos quatro anos do curso de Farmácia, é que o aluno aprenda na prática e já se insira no mercado de trabalho. No primeiro ano, os alunos são colocados em contato com o público nas drogarias. No segundo ano, o estágio é na rede pública de saúde, então o aluno conhece outro tipo de atuação. No terceiro ano, os estágios são em farmácia hospitalar. No quarto ano, têm experiência prática em indústrias e/ou farmácias de manipulação e análises clínicas. Com isso, o estudante tem contato com a comunidade, colocando em prática tudo o que foi ensinado em sala de aula.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Farmácia? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

A indústria cosmética é uma das áreas de atuação do farmacêutico e vem crescendo cada vez mais. O curso de farmácia da Uniara tem a disciplina de cosmetologia em sua grade curricular, o que permite que o farmacêutico esteja apto para criar, avaliar e manipular fórmulas da área de cosmética.

Uma das áreas de atuação do farmacêutico é a manipulação. O farmacêutico tem a capacidade de atuar no desenvolvimento de formulações para uso industrial (medicamentos ou cosméticos) e também na preparação de medicamentos de forma individualizada, em farmácias de manipulação. Durante o curso de Farmácia da Uniara, os alunos aprendem como manipular cada tipo de medicamento (solução, comprimido, cápsula, xarope, etc) e também como desenvolver a composição do produto.

Uma das áreas de ensino abordadas no curso de Farmácia da Uniara é o estudo da homeopatia. Nossos alunos aprendem tudo sobre a homeopatia, principalmente a parte de manipulação e preparação dos medicamentos homeopáticos. Com esse conhecimento, o profissional sai da universidade apto para atuar em uma farmácia homeopática, inclusive podendo ser o responsável técnico do estabelecimento.

A disciplina de microbiologia básica, por exemplo, dará base para a disciplina de microbiologia clínica, com a qual o aluno poderá atuar na área de análises clínicas. É importante que os alunos aprendam sobre os micro-organismos para poder relacionar com o uso do medicamento que irão exterminá-los. O profissional que atua nesta área trabalha identificando e diagnosticando infecções do trato urinário, intestinais, oculares e todas que englobam o sistema orgânico, dando respaldo ao médico no tratamento.

A fitoterapia envolve a produção de plantas medicinais e o aconselhamento ao paciente em relação às drogas vegetais que ele pode fazer uso em benefício da saúde. O profissional dessa área pode atuar desde a orientação do paciente no posto de saúde até na indústria, proporcionando que esses medicamentos estejam no mercado.

Na área de farmácia hospitalar, o profissional pode atuar na administração da farmácia dentro de um hospital, não deixando faltar medicação para os pacientes. Além disso, também pode atuar na área clínica, junto com outros profissionais (médico, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo) para discutir qual o melhor medicamento e método de aplicação para o paciente internado.

Você sabia que os farmacêuticos podem prescrever medicamentos? De acordo com a resolução 586, de 2013, o farmacêutico pode prescrever medicamentos que são isentos de prescrição médica, ou seja, não são tarjados, como dipirona, ibuprofeno, entre outros. Com isso, o paciente passa a ter mais informação e orientação quando vai a farmácia comprar um remédio. Um antigripal, aliado com alguma vitamina, por exemplo, pode causar algum dano ao paciente, por isso é importante que o farmacêutico possa questionar e orientar esse paciente na drogaria em relação à dosagem, horários, entre outros itens.

A cosmetologia é a área de Farmácia que envolve o desenvolvimento de cosméticos, que levam na sua composição desde plantas até substâncias ativas sintéticas. Esses produtos podem ser usados em tratamentos de celulite, acne, etc.

Na área de tecnologia dos alimentos, podemos citar os produtos oriundos da fermentação. Na região de Araraquara, temos indústrias de álcool e alambiques de cachaça em que a produção começa na fermentação. Neste processo, também existem produtos que visam a produção de iorgurte e células. A partir de tecnologia das fermentações (biotecnologia), temos a produção de bens e serviços a partir de micro-organismos.

O desenvolvimento de fármacos é uma das áreas de atuação do farmacêutico. Com o princípio da química orgânica, ele pode sintetizar fármacos dentro do laboratório, obtendo princípios ativos que podem revolucionar o arsenal terapêutico para que no futuro surjam medicamentos novos.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Farmácia fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Farmácia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Thalita Pedroni Formariz te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Farmácia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Thalita Pedroni Formariz

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que o curso de Farmácia da Uniara tem uma infraestrutura ampla e completa. Nossos alunos têm aula nos laboratórios de anatomia, química, informática, tecnologia farmacêutica, microbiologia, microscopia, parasitologia, hematologia, estética, fisiologia, na cozinha experimental e também no laboratório de bioquímica e enzimologia clínica.

Um dos nossos diferenciais é o laboratório industrial da Uniara, que conta com equipamentos semelhantes aos da indústria farmacêutica e proporciona aos alunos a oportunidade de aprenderem a produzir diversas formas farmacêuticas de escalonamento industrial, como pó, granulados e medicamentos.

Cozinha experimental

Cozinha experimental

Laboratório de Anatomia

Laboratório de Anatomia

Laboratório de Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica

Laboratório de Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica

Laboratório de Estética

Laboratório de Estética

Laboratório de Fisiologia

Laboratório de Fisiologia

Laboratório de Microscopia

Laboratório de Microscopia

Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

Laboratório de Tecnologia Farmacêutica

Laboratório Líquidos Corporais e Parasitologia

Laboratório Líquidos Corporais e Parasitologia

Matéria-prima e produtos usados para embalar os medicamentos

Matéria-prima e produtos usados para embalar os medicamentos

Laboratórios de Microscopia e Química

O laboratório de Microscopia é utilizado pelos cursos da área da saúde, nas disciplinas básicas como histologia, embriologia e patologia, e também pelo curso de Biologia, em zoologia e botânica. Além disso, o laboratório é usado para estudo fora do horário de aula, para usar a lâmina e outros materiais em conserva. Já o laboratório de química da unidade 2 da Uniara é utilizado pelos alunos de Medicina Veterinária, Biomedicina e, principalmente, de Farmácia. Neste espaço, são ministradas as aulas de química, bioquímica e demais disciplinas do curso de Farmácia.

Laboratório de anatomia, o mais completo da região

Os alunos de Farmácia também usam o laboratório de anatomia, que é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.

Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Farmácia, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Visitas Técnicas

O curso de Farmácia da Uniara realiza visitas técnicas durante o curso para que os alunos possam conhecer na prática empresas e indústrias do ramo. Já foram realizadas visitas para Usina Santa Fé (Nova Europa-SP), indústria de medicamentos SEM (Hortolândia-SP) e indústria Grupo Centroflora (Botucatu-SP), entre outras.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nossos alunos realizam visitas técnicas em indústrias, participam de atividades em farmácias e fazem estágio durante a graduação. A coordenação do curso sempre divulga as vagas abertas na região e indica nossos ex-alunos.

Cursos extras

Todo ano são oferecidos alguns cursos extras aos nossos alunos, de modo que nossos alunos adquirem conhecimento mais aprofundado sobre alguns assuntos e também têm a oportunidade de aprender na prática, sentindo-se mais seguros para ingressar no mercado de trabalho. Entre as opções, estão o curso de capacitação para atuar na rede básica de saúde e o de aplicação de injetáveis.

Participação em eventos

Desde o primeiro ano, o aluno de Farmácia da Uniara já tem atividades práticas, participando de eventos de drogarias em que precisa fazer a aferição da pressão arterial, glicemia capilar e orientar o uso correto do medicamento. Isso faz com que o estudante se insira melhor no contexto da profissão. Essas atividades são fruto das parcerias que a coordenação do curso realiza com empresas, farmácias, com a Câmara Municipal e a Prefeitura. Já foram realizadas atividades em farmácias, empresas, no Parque Infantil, em praças e demais espaços.

Guias de medicamentos e cartilhas

Nossos alunos realizam guias de medicamentos e cartilhas informativas que auxiliam profissionais da saúde e também a população. Durante o terceiro ano, quando os estudantes estão fazendo estágio no Hospital Carlos Fernando Malzoni, em Matão, eles desenvolvem guias que servem de apoio para os funcionários. Eles catalogam os medicamentos utilizados no hospital, descrevem para que servem, as reações adversas e as interações medicamentosas.

Durante o segundo ano do curso, quando os alunos estão no estágio na saúde pública, eles desenvolvem cartilhas instrutivas para auxiliar a população que realiza tratamentos e retira medicamentos por meio do SUS. Alguns dos temas trabalhados foram “Uso Racional de Medicamentos”, “A importância do uso correto de antibióticos”, o “Uso correto de medicamentos controlados da Portaria 344/98” e “Qual o papel do farmacêutico no SUS”.

Semana de conscientização

Todo ano, a Prefeitura de Araraquara realiza a Semana de Conscientização do Uso Correto de Medicamentos, que conta com a participação dos alunos de Farmácia da Uniara. O evento é realizado nos postos de saúde e os alunos dão orientação sobre o uso adequado dos medicamentos, fazem aferição de pressão arterial e também orientam sobre o descarte correto dos medicamentos.

Jornada de Biomedicina e Farmácia

Os cursos de Biomedicina e Farmácia da Uniara se unem uma vez por ano para realizar a Jornada de Biomedicina e Farmácia, um evento realizado para os alunos e aberto para quaisquer interessados. O encontro conta com palestrantes renomados sobre assuntos que estão em alta e são importantes para os profissionais. Entre os temas já abordados durante as palestras no evento, estão as vacinas, pesquisa clínica, perícia criminal, toxina botulínica, harmonização orofacial, ácido hialurônico e marketing pessoal, entre outros.

18 anos de curso

O curso de Farmácia da Uniara é reconhecido e aprovado pelo MEC. Além disso, recebeu três estrelas no Guia do Estudante da Abril cinco vezes consecutivas e foi avaliado com nota 4 no Enade, em uma escala de 0 a 5. É um curso com estrutura sempre atualizada, professores muito qualificados e estrutura ampla.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.