Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Engenharia Elétrica da Uniara tem estrutura curricular atualizada, professores experientes e uma infraestrutura ampla para formar profissionais de destaque no mercado de trabalho. Se você sonha em ser um engenheiro eletricista e quer uma carreira sólida, esse é o curso ideal para você.

Infraestrutura

Aqui na Uniara você aprende na prática por meios dos nossos laboratórios de automação, ELVIS ® LabView, química, física, informática, pneumática e eletrônica.

Hidrelétrica de Itaipu

Todo ano, nossos alunos fazem uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma oportunidade de conhecer uma das maiores obras de engenharia do mundo.

Professores

O corpo docente tem muita experiência, tanto em sala de aula como no mercado de trabalho. Faz muita diferença ter professores acompanhando a evolução dos alunos.

Fronteiras Tecnológicas

O curso de Engenharia Elétrica da Uniara forma o profissional capacitado para atuar nas diversas áreas da Engenharia Elétrica, seja em projetos, no desenvolvimento de novos produtos, na instrumentação de sistemas, em instalações elétricas (prediais e industriais), manutenção industrial, automação, energia e telecomunicações, além de estar apto a desenvolver pesquisas em novas fronteiras tecnológicas.

Nossa missão é a de formar engenheiros elétricos competentes por meio de um corpo docente altamente qualificado, buscando sempre a qualidade no ensino e agregando mais valor ao seu caráter, com respeito e honestidade, para que possam se sobressair no mercado de trabalho. Por meio das disciplinas oferecidas no curso, que procuram dar um enfoque mais generalista à formação, os alunos têm a possibilidade de um amplo acesso às atividades profissionais e também abrir seu próprio negócio, já que temos disciplinas de empreendedorismo e gestão.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Engenharia Elétrica? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

É a área mais clássica dentro da Engenharia Elétrica, pois aborda as áreas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica. Você vai aprender todas as etapas do caminho da energia elétrica em diversos tipos de fontes, como hidráulica, eólica, solar, entre outras.

A eletrônica é a área que estuda os circuitos elétricos (circuitos integrados, transistores, etc) e os elementos passivos (capacitores, resistores, condutores), associado ao controle do fluxo de elétrons. Na Uniara você aprende na prática no nosso Laboratório de Eletrônica, que fica no Centro de Tecnologia da Uniara (CTU).

Automação é um campo promissor da engenharia elétrica que traz inovações por meio dos sensores de presença e relés fotoelétricos. É a tecnologia que permite controlar todo o sistema elétrico da sua casa, por exemplo, podendo acender a luz através de um aplicativo no celular.

As telecomunicações constituem um ramo da engenharia elétrica que envolve o projeto, a implantação, manutenção e controles de redes de sistemas de comunicações. É a tecnologia que permite que a pessoas possam se conectar à distância, por meio de telefone, celular e internet.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Engenharia Elétrica fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Engenharia Elétrica. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Cristiano Minotti te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Engenharia Elétrica são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Cristiano Minotti

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que os alunos de Engenharia Elétrica da Uniara têm aulas práticas nos laboratórios de Física, Química e Informática na unidade 4 da universidade, que fica localizada na Via Expressa, em frente ao Poupatempo.

Já no Centro de Tecnologia da Uniara (CTU), que também fica localizado na Via Expressa, temos o laboratório de Eletrônica, Pneumática, Automação e ELVIS ® LabView. Além disso, as salas são equipadas para que a aula seja dinâmica e interativa, de modo que os professores usam os recursos disponíveis por meio da parceria com a Microsoft e o Google.

Labotatório de Mecatrônica

Labotatório de Automação

Labview

ELVIS ® LabView

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Laboratórios de Informática

Laboratórios de Informática

Unidade 4 da Uniara

Unidade 4 da Uniara

Labotatório de Física

Labotatório de Física

Labview

ELVIS ® LabView

Laboratório de Pneumática

Laboratório de Pneumática

Laboratório de Eletrônica

Laboratório de Eletrônica

Tecnologia no ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, também temos laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidade 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Engenharia Elétrica, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Hidrelétrica de Itaipu

Os alunos do curso de Engenharia Elétrica da Uniara vão todo ano ao Paraná para uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu. A viagem é uma atividade complementar da disciplina ‘Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica’. Essa vivência é uma oportunidade de enriquecimento pessoal e profissional, já que os alunos conhecem uma das maiores obras de engenharia do planeta.

Semana de Engenharia Elétrica

Semana de Engenharia Elétrica

Todo ano é realizada uma semana de estudos, com palestras, minicursos e visitas técnicas, de modo que os alunos possam atualizar seu conhecimento na área de tecnologia, que é extremamente dinâmica. O evento é realizado para os alunos de Engenharia Elétrica da Uniara, mas também é aberto para profissionais da área, professores, ex-alunos e demais interessados.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Por meio de palestras, atividades práticas, visitas técnicas e estágios, o aluno de Engenharia Elétrica têm contato com o mercado de trabalho antes mesmo de se formar.

Arduino Fest

O Arduino é uma plataforma de desenvolvimento microcontrolado, ou seja, seu coração é um microcontrolador, que é um componente, um microprocessador programável que já tem as interfaces periféricas de entrada e saída, e que começa a responder da forma que você a programou. Para abordar mais esse assunto tão interessante, o curso promove o Arduino Fest, um evento para alunos do ensino médio e superior com palestras, atividades e competições.

18 anos de curso

O curso de Engenharia Elétrica da Uniara oferece uma formação sólida aos seus alunos e forma profissionais atuantes no mercado de trabalho há 18 anos. Aqui você encontra qualidade no ensino, estrutura curricular atualizada, laboratórios completos e professores comprometidos com sua evolução.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.