Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Engenharia de Produção da Uniara completou 20 anos em 2019. Temos uma estrutura curricular com muitas atividades práticas e um corpo docente muito dedicado na busca pelo aprendizado com excelência. Além disso, a gente se empenha em ações para preparar o aluno para o mercado de trabalho.

Professores

Nosso corpo docente possui experiência no mercado de trabalho, pois os professores atuam em empresas da região de Araraquara. Além disso, mais de 80% são mestre e doutores, sempre envolvidos com a evolução do aluno.

Mestrado

Em 2009, foi criado o mestrado profissional em Engenharia de Produção, que com certeza nasceu e se apoia na qualidade da graduação. É uma oportunidade para o aluno continuar os estudos quando terminar o curso.

Artigos científicos

Entre 2012 e 2018, aproximadamente 200 artigos científicos de alunos foram publicados em congressos nacionais, internacionais e em revistas da área de Engenharia de Produção. Essas publicações são fruto dos trabalhos de conclusão de curso, com orientação dos professores.

Você pode ser um empreendedor

Se você sonha em ter seu próprio negócio, saiba que muitos alunos que cursaram Engenharia de Produção com a gente se tornaram empreendedores. Depois de formado, você pode abrir um escritório de consultoria e prestar serviço para diversas empresas que precisam de ajuda para melhorar sua cadeia produtiva.

Além da opção de prestar serviço como consultor, você pode unir seu conhecimento com a criatividade e abrir um novo empreendimento. Muitos estudantes começam o curso com a intenção de trabalhar em grandes multinacionais, mas acabam descobrindo que podem fazer a diferença em pequenas empresas também, inclusive quando se trata de empreendimento familiar.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Engenharia de Produção? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Tem como foco melhorar as operações responsáveis por produzir produtos ou serviços. Compõe está área: o Planejamento e Controle da Produção; a Gestão da Manutenção; o Projeto de Instalações (layout).

Engloba toda a cadeia de suprimentos, envolve o transporte, a movimentação, o estoque e o armazenamento, com o propósito de reduzir custos e disponibilizar o produto para o cliente. Compõe essa área: Gestão da Cadeia de Suprimentos; Gestão de Estoques; o Transporte e Distribuição Física.

Tem como foco garantir a qualidade dos produtos e serviços. Compõe essa área: Gestão de Sistemas da Qualidade; Planejamento e Controle da Qualidade; Normalização, Auditoria e Certificação para a Qualidade; Confiabilidade de Processos e Produtos.

Utiliza modelos matemáticos para otimizar o processo de tomada de decisão nas empresas. Compõe essa área: Modelagem, Simulação e Otimização; Programação Matemática; Processos Decisórios; Análise de Demanda.

Preocupa-se em avaliar alternativas para tomada de decisão pela análise de resultados econômicos. Compõe essa área: Gestão Econômica; Gestão de Custos; Gestão de Investimentos; Gestão de Riscos.

Visa aperfeiçoar o trabalho e seu ambiente. Tem como foco a produtividade, a qualidade e a preservação da saúde das pessoas. Compõe essa área: Projeto e Organização do Trabalho; Ergonomia; Sistemas de Gestão de Higiene e Segurança do Trabalho; Gestão de Riscos de Acidentes do Trabalho.

Trata do processo de desenvolvimento de novos produtos, desde sua concepção até seu lançamento no mercado. Compõe essa área: Gestão do Desenvolvimento de Produto; Processo de Desenvolvimento do Produto; Planejamento e Projeto do Produto.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Engenharia de Produção fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Engenharia de Produção. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Ethel Cristina Chiari da Silva te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Engenharia de Produção são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Ethel Cristina Chiari da Silva

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Muitas empresas procuram a coordenação do curso de Engenharia de Produção da Uniara em busca de indicação para estagiários e profissionais já formados. Além disso, nossos alunos fazem visitas técnicas nas empresas da região.

Infraestrutura

A gente sabe que a teoria é super importante, mas a prática é fundamental, por isso temos laboratórios de química, física e informática. Ensinamos o aluno a atuar com diversos softwares específicos da área, como Solidworks, para desenhos, e Promodel, para simulações. Além disso, nossos alunos têm a vantagem de usufruir de uma oficina mecânica, fruto da nossa parceria com a Escola Técnica Estadual Anna de Oliveira Ferraz (Industrial), em Araraquara.

Além da nossa infraestrutura ampla, também realizamos visitas técnicas em empresas parceiras e organizamos ciclos de palestras para que o aluno possa ter contato com profissionais que atuam em diversas áreas da engenharia de produção. Nossos alunos também recebem orientação e incentivo para publicar artigos científicos, atividade que auxilia no ingresso para o mestrado e também favorece o currículo do profissional recém-formado.

Alunos de Engenharia Agronômica têm aulas e atividades práticas na Fazenda-Escola

Unidade 4 da Uniara

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Laboratório de Física

Laboratório de Física

Laboratório de Física

Laboratório de Física

Alunos de Engenharia de Produção têm aula na Oficina Mecânica toda semana

Alunos de Engenharia de Produção têm aula na Oficina Mecânica toda semana

Oficina mecânica do Industrial

Oficina mecânica do Industrial

Uniara tem parceria com o Industrial para que nossos alunos possam usar a Oficina Mecânica

Uniara tem parceria com o Industrial para que nossos alunos possam usar a Oficina Mecânica

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Engenharia de Produção, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Prêmio de melhor aluno

O Prêmio Crea-SP de Formação Profissional ocorre anualmente, desde 1997, e homenageia os melhores alunos das áreas de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia. O evento é realizado na capital paulista e reúne profissionais e docentes do Brasil inteiro. Para o aluno veterano, é uma ótima oportunidade de se destacar. A premiação sempre incentiva uma concorrência saudável entre os alunos que estão cursando o último ano de Engenharia de Produção na Uniara.

Artigos científicos

Escrever artigos científicos é fundamental para os alunos que querem fazer mestrado e doutorado. Por isso, os alunos são incentivados e orientados a publicarem um artigo científico ao final do curso. Entre 2012 e 2018, aproximadamente 200 artigos científicos de alunos foram publicados em revistas da área.

20 anos de curso

Já formamos quase 700 alunos, que atuam nas mais diversas empresas da região, no setor aeronáutico, têxtil, automotivo, comércio e em consultorias. Nossos professores possuem experiência no mercado e mais de 80% são mestres e doutores. Nosso curso de Engenharia de Produção proporciona uma formação de qualidade, em sintonia com o mercado de trabalho, há duas décadas.

Palestras

O curso de Engenharia de Produção organiza diversas palestras e atividades ao longo da graduação. Esses eventos são uma oportunidade para o aluno conhecer profissionais renomados e ter mais contato com as áreas de atuação. Já tivemos palestras sobre o sistema Lean Manufactured, com empresas internacionais, sobre estágios na Embraer e até sobre inteligência emocional dentro das empresas.

Visitas técnicas

Nossos alunos participam de visitas técnicas em empresas. Nessas atividades, eles conhecem de perto como funciona uma indústria em cada segmento e podem tirar dúvidas sobre cada processo. No último ano, foram realizadas visitas para Predilecta, Sachs, Tigre e Natura, entre outras.

Visita na Predilecta
Visita na Predilecta
Visita na Sachs
Visita na Sachs

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.