Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O mercado de trabalho na área de Engenharia de Computação oferece muitas oportunidades, mas também exige profissionais bem qualificados. Aqui na Uniara você tem aula com professores experientes, em laboratórios completos e fica sempre atualizado com as inovações para construir sua carreira.

Professores

Nossos professores têm muita experiência em sala de aula e também no mercado de trabalho. Estão sempre atentos às inovações para trazer conteúdo de qualidade e atual para seus alunos.

Infraestrutura

Para que você possa aprender na prática, temos os laboratórios de Física, Eletrônica, Química e Informática. Todos são equipados para você aprender muito mais.

Estágios

A maioria dos alunos do curso de Engenharia de Computação da Uniara já está fazendo estágio ou trabalhando na área. É uma profissão com muitas oportunidades.

Carreira com muitas oportunidades

A Engenharia é uma área que engloba vários ramos e cada um deles possui uma ênfase específica, em determinados campos de aplicação e tipos de tecnologia. E um desses campos é o da Engenharia da Computação, que realiza projetos e construção de computadores e sistemas, permitindo a produção de novas máquinas e equipamentos que são utilizados em vários setores.

O computador está cada vez com proporções menores e mais presente em diversos locais: celulares, televisores, equipamentos de GPS, automóveis, entre outros. O profissional capacitado para este mercado é o da Computação Embarcada, e você poderá trabalhar nesta área de constante desenvolvimento.

O engenheiro de computação pode trabalhar também na área de automação industrial e robótica, desenvolvimento de softwares e aplicativos, fabricação de hardware, marketing, vendas e suporte. Pode atuar como colaborador de entidades privadas e governamentais ou como empreendedor e administrador de seu próprio negócio.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Engenharia de Computação? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

A programação embarcada tem relação com microcontroladores e microprocessadores, que são projetados para manipular circuitos externos e executar tarefas específicas. Ou seja, os alunos aprendem a trabalhar com celulares, televisores, equipamentos de GPS, dispositivos de automóveis, entre outros.

Automação é um sistema automático de controle em que os mecanismos checam seu próprio funcionamento. Em Engenharia de Computação, os alunos aprendem sobre automação industrial e robótica.

Os alunos de Engenharia de Computação aprendem tudo sobre o desenvolvimento de hardwares, ou seja, tudo o que está conectado a um sistema operacional, como placa de memória, disco rígido, entre outros, não somente em computadores, como automóveis, celulares e tablets.

O analista e desenvolvedor de software deve emergir no problema e pensar na melhor solução de negócio e técnica para agregar valor final ao produto. Para isso, o profissional precisa ter amplo conhecimento sobre o assunto.

Infraestrutura e banco de dados promovem os recursos necessários para suportar a operação e garantir resiliência às operações diárias fornecidas, além de atenderem com qualidade as soluções de negócios.

Gestão de projetos é gerir e definir um plano de trabalho estruturado para equilibrar da melhor forma pessoas, orçamento e tempo. Além disso, o profissional que atua no ramo precisa ter, muitas vezes, uma visão técnica para desempenhar bem seu trabalho.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Engenharia de Computação fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Engenharia de Computação. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador José Eduardo Ribeiro te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Engenharia de Computação são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Coordenador José Eduardo Ribeiro

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que os alunos de Engenharia de Computação têm aulas nos laboratórios de Física, Eletrônica, Química e Informática.

O laboratório de Física possui paquímetros, micrômetros, balanças, trenas, trilho de ar e disparador de projéteis, entre outros. Já o laboratório de Eletrônica conta com fontes, multímetros, geradores de função, osciloscópios e todo material de consumo necessário para o bom andamento dos experimentos.

Laboratório de Eletrônica

Laboratório de Eletrônica

Laboratório de Física

Laboratório de Física

Laboratório de Física

Laboratório de Informática

Laboratório de Informática

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Laboratório de Química

Unidade 4 da Uniara

Unidade 4 da Uniara

Parceria com Microsoft

A Uniara é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreampark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.

Através do Dreamspark, os alunos têm direito à licenças não comerciais de algumas ferramentas Microsoft, como o Visual Studio. Os alunos e professores podem também obter os softwares com licença não comercial da Jetbrains, empresa que conta com seis escritórios em diferentes países. Entre os recursos disponíveis, estão o Clion, PHP Storm e IntelliJ.

Microsoft e Google for Education

Tecnologia no Ensino

A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicativos como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, também temos as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidade 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Engenharia de Computação, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Semana da Computação

A Semana da Computação é um tradicional evento promovido pelos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Uniara. Dentre os objetivos do evento, destacamos o ensino de tecnologias inovadoras e de mercado, além da aproximação entre alunos, profissionais e empresas.

O evento costuma ser realizado na Uniara, entre segunda e sexta-feira, no período noturno, para que todos os alunos possam participar. Além das palestras, também são realizados minicursos. A Semana da Computação é aberta ao público, mas o foco são os estudantes dos dois cursos.

InterÁgil

O InterÁgil é um evento que congrega profissionais e pesquisadores de metodologias ágeis de desenvolvimento de software. É realizado em parceria com empresas como Uniara, S2IT, Catho e K21. É uma oportunidade de conhecer os fundamentos e experiências com quem domina o assunto.

Maratona de Computação

A Maratona de Programação da Uniara, com os alunos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação, é uma oportunidade única para os alunos vivenciarem uma imersão em uma competição de programação, além de fazer network com os colegas e representantes de empresas, que participam como juízes e apoiadores.

Neste evento, realizado na Uniara, os participantes têm cinco horas para interpretar e resolver um conjunto de problemas. O número, tempo e quantidade de soluções são os métodos utilizados para avaliar os resultados dos times.

Congresso de Computação Aplicada

A Uniara realiza anualmente o Congresso de Computação Aplicada. Neste evento, são apresentados os resultados de projetos elaborados durante a Iniciação Científica (IC) e os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos cursos de Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da Uniara e de outras Instituições. Os trabalhos são avaliados por docentes e profissionais das áreas relacionadas da Computação.

A finalidade do evento é dar visibilidade aos resultados dos projetos elaborados durante os Trabalhos de Conclusão de Curso e Iniciação Científica na área da Computação Aplicada, proporcionando um intercâmbio bastante útil e promissor. Com isso, nossa intenção é de promover a articulação entre os profissionais e acadêmicos por intermédio deste evento, pois tanto o meio científico quanto o meio acadêmico são importantes para o desenvolvimento da área.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. O curso de Engenharia de Computação da Uniara sempre promove eventos com atividades, competições e palestras de profissionais renomados. A maioria dos estudantes faz estágio na área, uma porta importante para ingressar no mercado de trabalho.

Portal do Aluno

Acesse a página do portal do aluno e conheça mais sobre as atividades complementares, estágios, publicação de artigos científicos, trabalho de conclusão de curso e muito mais. Aqui você também pode baixar arquivos úteis durante sua graduação, como regulamentos e fichas técnicas.

Confira aqui o portal do aluno. [+]
Portal do Aluno

17 anos de Curso

O curso de Engenharia de Computação da Uniara tem tradição em formar excelentes profissionais desde 2002. Aqui você encontra professores qualificados e experientes, laboratórios completos e terá oportunidade de aprender na prática por meio de atividades e estágios.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.