Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Engenharia Agronômica da Uniara possui conteúdo atualizado, professores capacitados e experientes. Nossos alunos têm muitas aulas práticas, em laboratórios e no campo, proporcionando uma experiência muito enriquecedora durante a graduação.

Fazenda Escola

A Uniara tem uma Fazenda-Escola, com laboratório de entomologia, fertilidade do solo, biodiesel, viveiro de mudas, horta, tratores e implementos agrícolas, compostagem e grande área para plantio.

Professores

Nosso corpo docente é qualificado, 90% tem doutorado. Além disso, nossos professores têm experiência no mercado de trabalho e são parceiros dos alunos.

Estrutura Curricular

A estrutura curricular do nosso curso é muito completa, com disciplinas atuais e práticas, pensando sempre na qualidade do ensino e na evolução de cada aluno.

Gestão do agronegócio

O Engenheiro Agrônomo utiliza seus conhecimentos para aumentar a produtividade agrícola, atuando, por exemplo, na escolha das melhores variedades, preparo do solo, melhores tratos culturais, mecanização agrícola, controle de pragas e doenças, adubação e irrigação. Pode atuar na alimentação animal e também em escritórios e empresas, na gestão do agronegócio.

Nossos alunos são incentivados a participar de projetos de extensão, cursos e pesquisas científicas, assim como são orientados a organizar eventos como forma de oferecer melhorias para seu desenvolvimento pessoal e profissional. São oferecidas oportunidades de estágios em empresas parceiras.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Engenharia Agronômica? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Os alunos de Engenharia Agronômica estudam tudo sobre solos e nutrição de plantas. Aprendem a identificar os tipos de solos, como foram formados, de quais nutrientes precisam e como podem ser manejados. É uma área importante e essencial para garantir a saúde de qualquer plantação.

Assim como todo curso de engenharia, a Agronomia também tem a parte de exatas. Nossos alunos aprendem sobre eletricidade, irrigação, hidráulica, construção de estrada, construções rurais, topografia, relevo do solo e muito mais. É um conteúdo bem completo e necessário, que é passado durante os cinco anos do curso.

Cada planta tem um cultivo específico e aqui nossos alunos aprendem tudo sobre hortaliças, frutíferas, plantas medicinas, paisagismo, entre outras. Aprende sobre cultura de cada região, desde a sua implantação até a colheita.

No estudo de pragas e doenças, os alunos aprendem a identificar os sintomas e agentes causadores da doença na cultura. Existem muito produtos e técnicas usadas para controlar a doença ou praga. Na Fazenda-Escola, eles desenvolvem atividades práticas e adquirem conhecimento sobre método de controle de pragas e doenças.

O agronegócio é o setor que mais cresce no Brasil. Dentro do cenário nacional, é o que tem alavancado a economia brasileira, de forma a manter a balança comercial positiva, e como consequência desta importância, o mercado de trabalho para o Engenheiro Agrônomo está em expansão, buscando profissionais qualificados para assegurar o desenvolvimento do setor.

Grade Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Engenharia Agronômica fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Engenharia Agronômica. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Celia Correia Malvas te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Engenharia Agronômica são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Celia Correia Malvas

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

A Fazenda-Escola fica em Araraquara, próximo a Bueno de Andrada, e conta com três amplas salas climatizadas, viveiro de mudas, laboratório de solos, laboratório de entomologia, laboratório de máquinas e mecanização agrícola (tratores e implementos), laboratório de biodiesel, horta, sistema de irrigação, área experimental de cultivo de cana-de-açúcar, área experimental de fruticultura, campos experimentais diversos e estufas de citrus (através de convênio).

Lá são produzidas anualmente cerca de 10 mil mudas frutíferas, florestais e hortícolas utilizadas em aulas práticas, experimentos, plantio e doação para projetos sociais. Os alunos de Engenharia Agronômica têm a disposição uma área experimental onde são realizadas aulas e atividades práticas das disciplinas, projetos de pesquisas, cursos práticos de diversas áreas e também a Semana da Agronomia.

A Fazenda-Escola é bem ampla e possui um lago

A Fazenda-Escola é bem ampla e possui um lago

Alunos de Engenharia Agronômica têm aulas e atividades práticas na Fazenda-Escola

Alunos de Engenharia Agronômica têm aulas e atividades práticas na Fazenda-Escola

As salas de aula da Fazenda-Escola são amplas e arejadas, no meio da natureza

As salas de aula da Fazenda-Escola são amplas e arejadas, no meio da natureza

Barracão com trator e implementos agrícolas

Barracão com trator e implementos agrícolas

O Biodigestor reutiliza a glicerina, transformando em biogás

O Biodigestor reutiliza a glicerina, transformando em biogás

Espaço tem cana de açúcar, banana, mamão, pomar experimental, pasto, estufa e muito mais

Espaço tem cana de açúcar, banana, mamão, pomar experimental, pasto, estufa e muito mais

Horta com verduras, legumes e plantas medicinais

Horta com verduras, legumes e plantas medicinais

Laboratório de Biodiesel, onde o óleo vegetal é transformado em biodiesel

Laboratório de Biodiesel, onde o óleo vegetal é transformado em biodiesel

Laboratório de entemologia agrícola, com insetos vivos e mortos para estudo

Laboratório de entomologia agrícola, com insetos vivos e mortos para estudo

Laboratório de fertilidade do solo, usado principalmente para pesquisa e análises

Laboratório de fertilidade do solo, usado principalmente para pesquisa e análises

Na Fazenda-Escola, os alunos aprendem o processo de compostagem com grama, esterco, palha e outros substratos

Na Fazenda-Escola, os alunos aprendem o processo de compostagem com grama, esterco, palha e outros substratos

Viveiro com mudas de árvores florestais, frútiferas e hortículas

Viveiro com mudas de árvores florestais, frútiferas e hortículas

Mais laboratórios para aulas práticas

Além da ampla infraestrutura na Fazenda-Escola, nossos alunos também têm aula na unidade 4 da Uniara, na Via Expressa, onde têm à disposição o laboratório de Agronomia, com equipamentos e maquetes, laboratório de Química, laboratório de Física e também de Informática.

Laboratório de Química
Laboratório de Química
Maquete do laboratório de Agronomia
Laboratório de Física

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Engenharia Agronômica, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Semana de Agronomia

A Semana da Agronomia é um evento organizado todo ano pelo curso de Engenharia Agronômica, na qual os alunos convidam profissionais de diversas áreas de atuação agronômica para explanar sobre assuntos relevantes e que demonstrem a atuação do profissional.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nossos alunos são incentivados a participar de projetos de extensão, cursos e pesquisas científicas, assim como são orientados a organizar eventos como forma de oferecer melhorias para seu desenvolvimento pessoal e profissional. São oferecidas oportunidades de estágios em empresas parcerias.

Visitas Técnicas

As visitas técnicas são organizadas dentro das disciplinas, realizadas em empresas, instituições de pesquisa e propriedades rurais, conduzidas por intermédio do docente responsável. Nossos alunos participaram do “1º Dia de Campo em Aviação Agrícola”, na Escola de Aeronáutica EJ, no Aeroclube de Itápolis. Também já visitaram empresas de tratores, a Hortitec (Exposição Técnica de Horticultura, Cultivo Protegido e Culturas Intensivas), em Holambra, a Usina Hidrelétrica Engenheiro Sérgio Motta, também chamada de Porto Primavera, em Rosana, e muito mais.

Doação de mudas

Todo ano, o curso de Engenharia Agronômica promove a doação de mudas durante a FEC (Feira de Cursos). A atividade complementar é um compromisso com a sustentabilidade e também uma atividade prática importante. As mudas são produzidas pelos alunos na Fazenda-Escola da Uniara e contribuem para o reflorestamento de nossa região. Em 2019, aproximadamente 7 mil mudas foram distribuídas gratuitamente.

Cursos técnicos

O curso de Agronomia costuma realizar cursos técnicos com período médio de duração de uma semana para temas específicos na Fazenda-Escola, como desenvolvimento de experimentos em campo, solos (amostragem e adubação), peixes, hortaliças, piscicultura, produção de mudas e muitos outros. Esses cursos extras complementam todo o aprendizado adquirido ao longo da sua trajetória acadêmica.

10 anos de curso

O curso de Engenharia Agronômica da Uniara completou 10 anos, formando profissionais que hoje estão empregados em multinacionais, atuando na área de pesquisa, empreendendo e inseridos no mercado de trabalho. Além de contarmos com uma infraestrutura completa, com laboratórios e a Fazenda-Escola, 90% dos nossos professores são doutores.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.