Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

Para exercer essa profissão que exige tanto conhecimento, dedicação e entrega, os alunos de Enfermagem da Uniara contam com laboratórios bem completos, professores experientes e com a tradição de duas décadas do curso. Além dos estágios participativos em diversas instituições, temos muitas atividades para aprender na prática.

Estágios participativos

Nossos alunos realizam estágios participativos em hospitais, unidades básicas de saúde, maternidade e demais instituições, inclusive na Santa Casa, que tem parceria com a Uniara.

Infraestrutura

O curso de Enfermagem da Uniara tem uma estrutura bem completa, com laboratórios de enfermagem, anatomia, informática, bioquímica, farmacologia, fisiologia, microscopia e também a cozinha experimental.

Professores

Nossos professores têm muita experiência, tanto em sala de aula quanto no mercado de trabalho, trazendo muito conhecimento para nossos alunos.

Estágios e atividades práticas

Nossos alunos têm muitas atividades práticas, estágios curriculares e extracurriculares. A Uniara tem parceria com diversas instituições de saúde que permitem que o aluno possa aprender na prática por meio do estágio participativo, não somente de observação. Os estudantes começam com o ensino clínico e os estágios desde o segundo ano.

São realizados projetos de intervenção das áreas de Saúde Coletiva e Hospitalar, práticas de saúde com a comunidade, participação de pesquisas através de projetos de iniciação e trabalhos de conclusão de curso, apresentação de trabalhos em congressos, além de visitas técnicas em outras instituições de saúde e ensino.

Os estágios são realizados na Santa Casa de Araraquara, no Hospital Psiquiátrico Cairbar Schutel, nas unidades básicas de saúde, na maternidade Gota de Leite, em instituições de longa permanência, no SESA (Serviços Especial de Saúde Pública da Universidade de São Paulo) e demais locais, por meio da parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Enfermagem? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

É importante que o profissional da Enfermagem aprenda sobre gestão porque os enfermeiros podem ser empreendedores, trabalhando com home care ou consultorias, por exemplo. Além disso, atuam na área hospitalar e também no serviço público como gestores, o que exige esse conhecimento sobre liderança.

A gerontologia estuda o processo de envelhecimento humano, incluindo os aspectos físicos, biológicos, sociais, culturais e econômicos. O enfermeiro que optar por atuar na área da gerontologia poderá se especializar para aprender as necessidades dos idosos, tanto na questão da saúde quanto do bem-estar e cuidado.

Nesta área de atuação, o enfermeiro atua na assistência ao recém-nascido que precisa de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além do conhecimento para pensar na prevenção, proteção e recuperação da saúde do bebê, o profissional desta área precisa ter a sensibilidade para lidar com os momentos difíceis, principalmente em relação à família do paciente.

O trabalho do enfermeiro na pediatria vai muito além da observação e avaliação física do paciente, pois quando se trata de crianças é preciso ter habilidades para examinar, conversar e realizar os procedimentos necessários sem causar trauma ou desconforto. É preciso entender todo o processo de desenvolvimento e crescimento infantil, assim como compreender e respeitar o Estatuto da Criança e do Adolescente.

O enfermeiro especializado em Obstetrícia e Ginecologia trabalha junto com outros profissionais no que diz respeito à saúde da mulher, principalmente nas etapas da gravidez, como pré-natal, parto e puerpério. É possível atuar em maternidades, hospitais, clínicas e consultórios tanto na área público quanto particular.

O enfermeiro tem um papel muito importante no tratamento de pacientes com câncer, pois envolve o cuidado preventivo, curativo e de reabilitação durante e também após os tratamentos. O profissional precisa conhecer os sintomas, efeitos colaterais e todas as etapas do processo para acompanhar a auxiliar durante a evolução do paciente.

Uma das áreas de atuação mais conhecida na Enfermagem é a clínica médica e cirúrgica, em que o profissional trabalha prestando assistência integral a pacientes adultos e idosos hospitalizados em unidades de internação clínica e cirúrgica.

Estomaterapia é a área da saúde que atua na prevenção e tratamento de pessoas com feridas, reabilitando os pacientes que possuem estomias, incontinências e atuando no cuidado com fístulas, cateteres, drenos e tubos. É uma especialidade exclusiva da enfermagem, que têm um papel essencial no âmbito hospitalar e ambulatorial, assim como na assistência domiciliar.

Estrutura Curricular

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Enfermagem fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Enfermagem fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Enfermagem. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Creusa Aparecida Meirelles te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Enfermagem são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Creusa Aparecida Meirelles

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que o curso de Enfermagem da Uniara tem uma infraestrutura ampla e completa. Nossos alunos têm aulas nos laboratórios de anatomia, informática, bioquímica, farmacologia, fisiologia, microscopia e na cozinha experimental. Nosso diferencial é o laboratório de Enfermagem, onde o estudante pratica as habilidades inerentes à profissão em uma situação clínica para complementação da aprendizagem.

A Fazenda-Escola é bem ampla e possui um lago

Laboratório de Microscopia

Alunos de Engenharia Agronômica têm aulas e atividades práticas na Fazenda-Escola

Laboratório de Anatomia

As salas de aula da Fazenda-Escola são amplas e arejadas, no meio da natureza

Laboratório de Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica

Barracão com trator e implementos agrícolas

Cozinha experimental

O Biodigestor reutiliza a glicerina, transformando em biogás

Laboratório de Fisiologia

Espaço tem cana de açúcar, banana, mamão, pomar experimental, pasto, estufa e muito mais

Laboratório de Informática

Horta com verduras, legumes e plantas medicinais

Laboratório de Enfermagem

Laboratório de Biodiesel, onde o óleo vegetal é transformado em biodiesel

Laboratório de Enfermagem

Laboratório de entemologia agrícola, com insetos vivos e mortos para estudo

Laboratório de Enfermagem

Laboratórios de Microscopia e Anatomia

O laboratório de Microscopia é utilizado pelos cursos da área da saúde, nas disciplinas básicas como histologia, embriologia e patologia, e também pelo curso de Biologia, em zoologia e botânica. Já o nosso laboratório de Anatomia é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.

Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Enfermagem, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já se formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Palestras e Eventos

Os alunos de Enfermagem sempre participam de palestras, debates e eventos relacionados com a área de saúde. Entre as atividades já realizadas, tivemos uma discussão sobre violência contra a mulher com uma psicóloga e escritora, a criação de uma cartilha sobre a transmissão do vírus HIV das mães para os bebês e uma palestra sobre depressão pós-parto.

Para manter os alunos sempre atualizados, também são realizados eventos temáticos, como a Semana de Amamentação, com palestras e uma mesa-redonda. Além disso, também temos participação dos nossos estudantes em simpósios, congressos, seminários, ações comunitárias, visitas técnicas e projetos de iniciação científica.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nossos alunos fazem estágio participativo na Santa Casa, nas unidades básicas de saúde, na Maternidade Gota de Leite, no Hospital Cairbar Schutel e demais instituições, uma oportunidade de aprender na prática e se inserir no mercado de trabalho.

Semana de Enfermagem

Todo ano, a coordenação do curso de Enfermagem da Uniara realiza uma semana com palestras sobre algum tema específico. O evento é realizado pensando nos alunos, mas também é aberto ao público para enfermeiros e profissionais da área da saúde em geral. A atividade é muito importante para troca de conhecimento tanto com os palestrantes como entre os colegas de todas as turmas.

Semana de Enfermagem

Feira Hospitalar

A Feira Hospitalar, realizada em São Paulo é reconhecida como a mais importante vitrine do setor nos mercados nacional e internacional. Trata-se do espaço ideal para a realização de lançamentos e apresentação de produtos inovadores, soluções e serviços, além de ser palco para os mais diversos congressos, palestras, demonstrações realísticas e encontros promovidos por entidades e empresas de destaque no setor de saúde. Nossos alunos de Enfermagem estão sempre presentes para acompanhar as novidades e inovações.

PET - Saúde Interprofissionalidade

O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde - PET Saúde Interprofissionalidade foi construído por meio de uma parceria entre a Uniara - cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição e Medicina -, Unesp - cursos de Farmácia e Odontologia - e a Secretaria Municipal de Saúde, e financiado pelo Ministério da Saúde - edital GM/MS nº10/2018.

O programa tem o objetivo de desenvolver e implementar ações de educação interprofissional - EIP, que é o processo no qual duas ou mais profissões da saúde aprendem com, para e sobre a outra, como forma de desenvolverem a colaboração por meio de um processo de aprendizagem compartilhada e com a finalidade de se melhorar a qualidade dos serviços em saúde.

20 anos de curso

O curso de Enfermagem da Uniara recebeu a nota máxima de Enade (5) nos anos de 2009, 2010 e no Exame Nacional do Ensino Superior recebeu nota 4 na avaliação. O curso tem o projeto político-pedagógico adequado à missão da instituição de ensino superior, às diretrizes curriculares nacionais e às inovações das diversas áreas do conhecimento.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.