Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Educação Física da Uniara tem 20 anos de tradição em formar bons profissionais, seja no bacharelado ou licenciatura. Aqui você tem infraestrutura ampla, muitas atividades práticas, professores experientes e qualidade no ensino.

Professores

Nossos professores têm experiência em sala de aula e também no mercado de trabalho. Ter profissionais assim acompanhando a evolução dos alunos faz toda a diferença.

Infraestrutura

Nossos alunos de Educação Física têm aulas práticas nos laboratórios de Anatomia, Bioquímica e Recursos Múltiplos. Também temos parceria com o Sesi e o Colégio Progresso.

Atividades práticas

O curso realiza muitas atividades práticas e eventos ao longo da graduação, de modo que os alunos podem colocar tudo o que aprendem em sala de aula em prática, com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Conhecimento amplo e na prática

O curso conta com disciplinas teóricas e práticas, além de modernos laboratórios. As disciplinas teóricas são: fisiologia, anatomia, socorros de urgências, fisiologia do exercício, entre outras. Temos disciplinas práticas como handball, futebol, basquete, vôlei, tênis de mesa/campo e musculação.

Todas as práticas são fundamentais, tanto para quem pratica ou praticou alguma atividade física quanto para aqueles que nunca praticaram nenhuma modalidade esportiva. Além dessas, há a matéria de empreendedorismo, que é um campo com várias oportunidades para quem deseja ter seu próprio negócio.

Mercado de trabalho versátil

O educador físico é responsável por organizar e supervisionar programas de exercícios físicos. Os campos de atuação são diversos: ONGs, clubes, academias, escolas, atendimento individual, trabalho com crianças, atletas profissionais, portadores de deficiência física, idosos e pessoas que necessitam de um cuidado especial, entre outros, além de ter seu próprio negócio.

Há espaço para o profissional em empresas que desejam realizar programas de ginástica laboral para seus funcionários, em locais que promovam atividades de recreação e turismo e em diversos outros lugares.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Educação Física? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Para quem se interessa pela área de ensino e pretende cursar Licenciatura em Educação Física, existe um campo de trabalho extenso. É possível dar aulas em escolas de educação infantil até o ensino médio, tanto na rede pública quanto da participar, promovendo a prática da atividade física e ensinando os princípios do esporte.

O bacharel em Educação Física pode trabalhar como personal trainer em clubes, academias e empresas, supervisionando o treinamento para que as pessoas atinjam um objetivo específico, como ganho de massa muscular, fortalecimento do joelho, emagrecimento e melhora na qualidade de vida.

Para os apaixonados por esportes, as possibilidades no mercado de trabalho são amplas. É possível se especializar em uma modalidade e atuar com atletas de futebol, basquete, handball, artes marciais, dança, natação, vôlei, atletismo, entre outros, atuando com equipes ou de forma individual.

Junto com o profissional de Fisioterapia, o educador físico pode atuar na recuperação de pacientes que têm problemas físicos, devido a uma doença ou acidente. Pessoas com lesões corporais que passaram por algum procedimento cirúrgico, por exemplo, precisam melhorar seu condicionamento físico, com apoio de um educador físico e um fisioterapeuta.

Uma das áreas de atuação do educador físico é lazer e recreação, criando atividades físicas para o público infantil, em forma de jogos e brincadeiras. O profissional pode trabalhar em hotéis, clubes, cruzeiros e resorts, entre outras opções.

O profissional de Educação Física também pode ser um empreendedor, abrindo uma academia, uma assessoria esportiva para atletas ou trabalhando de forma autônoma como personal trainer.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

O aluno que optar por cursar Educação Física Licenciatura e Bacharelado na Uniara continuará estudando por mais um ano para fazer as disciplinas exclusivas da segunda modalidade escolhida. Para alunos de transferência, será preciso analisar cada caso para estipular o tempo necessário para concluir a graduação.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Educação Física fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Educação Física. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Maurício Tadeu Frajácomo te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Educação Física são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Maurício Tadeu Frajácomo

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que nossos alunos de Educação Física utilizam os laboratórios de Anatomia, Bioquímica e Recursos Múltiplos. Também temos aulas práticas na quadra do Colégio Progresso e nas quadras e piscinas do Sesi, instituições parceiras.

No curso, há a disciplina “Medidas e Avaliação”, na qual os alunos aprendem a fazer a cineantropometria, ou seja, calculam o Índice de Massa Corporal (IMC), fazem teste de esforço e outros diagnósticos necessários na prescrição de treinamentos específicos para cada caso. Na Sala de Avaliação Física, no laboratório de Recursos Múltiplos, há os equipamentos necessários para que os alunos vivenciem a parte prática dessa etapa de estudos do curso.

Laboratório de Bioquímica

Laboratório de Bioquímica

Piscina do Sesi

Piscina do Sesi

Laboratório de Recursos Múltiplos

Laboratório de Recursos Múltiplos

Quadra do Sesi

Quadra do Sesi

Laboratório de Recursos Múltiplos

Laboratório de Recursos Múltiplos

Quadra do Colégio Progresso

Quadra do Colégio Progresso

Laboratório de anatomia, o mais completo da região

Os alunos de Educação Física também usam o laboratório de anatomia, que é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.

Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Educação Física, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Criança no Esporte

O projeto “Criança no Esporte” começou em 2001 e oferece às crianças de escolas públicas o contato inicial com diversas modalidades esportivas. São os estudantes do curso de Educação Física da Uniara que desenvolvem o projeto, sob supervisão de professores. As crianças que demonstram maior habilidade esportiva são encaminhadas às escolinhas de esportes da Prefeitura Municipal de Araraquara. Mais comumente, as atividades se voltam ao vôlei, ao basquete, ao futebol, ao handebol, à recreação e à ginástica olímpica.

Palestras

O curso de Educação Física da Uniara sempre realiza palestras com profissionais renomados da área para que os alunos possam conhecer um pouco mais do mercado de trabalho. Todo ano também é realizada a Semana de Educação Física, que já trouxe o comentarista de natação Alexandre Pussield, que foi técnico das seleções nacionais do Brasil, Kuwait, Paraguai, Aruba, Antilhas e da Holanda. Outros assuntos já abordados foram empreendedorismo, primeiros socorros e exercícios na prevenção de câncer.

Projetos de Lazer e Esporte

Uma das atividades da disciplina de Lazer, ministrada pelo professor André Henrique Chabariberi Capi, é planejar e realizar um evento que envolva esporte e lazer para a comunidade. Os alunos se dividem em grupos, realizam parcerias com a Prefeitura, projetos e instituições para poder realizar um evento aberto ao público.

Entre as atividades já realizadas, tivemos dança, futebol, slackline, atividades recreativas para crianças, body balance, futevôlei, beach tennis, vôlei de praia, apresentação de luta e muito mais. Além da experiência enriquecedora no momento da atividade, os alunos aprendem muito sobre o planejamento e organização de um evento para a comunidade.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Nossos alunos participam de atividades práticas com crianças e o público em geral para ter contato com a profissão durante a graduação. Assim o estudante tem contato com as diversas áreas de atuação.

Dia do Desafio e Dia do Brincar

Nossos professores e alunos sempre participam de atividades esportivas realizadas em Araraquara, como o Dia do Desafio, realizado pelo Sesc, e o Dia Municipal do Brincar, realizado pelo Fundo Social de Solidariedade, pela Associação Brasileira de Brinquedotecas e diversos parceiros. Em uma das edições do Dia do Desafio, nossos estudantes organizaram diversas atividades no Parque Infantil, como tênis de mesa, xadrez gigante, badminton, basquete reduzido e frisbe.

No Dia Municipal do Brincar, os alunos do curso de Pedagogia realizam atividades recreativas, como oficina de bolhas de salão, pintura facial e trabalho com argila. Os alunos de Educação Física promovem atividades lúdicas e brincadeiras, uma oportunidade de atuar com crianças e trabalhar a criatividade para criar atividades lúdicas.

20 anos de curso

O curso de Educação Física da Uniara completou 20 anos em 2019. São duas décadas com tradição em formar bons profissionais, construindo vínculo com tantos alunos que passaram por aqui e hoje são profissionais de destaque no mercado. Aqui você encontra o conhecimento e a infraestrutura para evoluir.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.