Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Economia da Uniara é muito completo, com ensino de qualidade e infraestrutura ampla para você aprender. Temos professores qualificados e experientes para compartilhar e ampliar o conhecimento que vai transformar você em um profissional de destaque no mercado de trabalho.

Núcleo de apoio fiscal e contábil

O NAF é uma parceria entre a Receita Federal, Uniara e Shopping Jaraguá. Nossos alunos têm a oportunidade de fazer estágio e aprender na prática.

Professores

Nosso corpo docente é muito qualificado e experiente. Ter professores dedicados acompanhando a evolução do aluno faz toda a diferença!

Inovação

A estrutura curricular do curso de Economia da Uniara é muito completa e está sempre sendo atualizada, de modo que os alunos estão sempre acompanhando as inovações do mercado.

Competências do profissional

Durante o curso de Economia da Uniara, os alunos vão aprender sobre a macroeconomia, ou seja, a teoria que possibilita entender o funcionamento do país. Existem ferramentas, instrumentos, métodos e análises para entender o crescimento de um país, com inflação, taxa de câmbio, juros e muitos outros fatores.

Já a área de economia internacional analisa como o crescimento ou a crise de um país pode afetar economicamente em outros países. O aluno também aprende sobre a microeconomia, ou seja, o comportamento do consumidor, a produção de bens e outras questões mais pontuais, sempre focando no indivíduo e no mercado.

Ensino de qualidade

O aluno aprende sobre os métodos quantitativos usados para fazer as análises econômicas, como matemática, estatística e econometria. A história também é importante, porque ensina tudo sobre a formação da economia no Brasil e no mundo, assim como a cultura, que mostra como os teóricos da área desenvolveram as ideias que são aplicadas hoje.

Também não poderiam faltar as disciplinas profissionalizantes, que preparam os alunos para atender às demandas das empresas, com aulas sobre contabilidade, custos e perícia. São atividades que ajudam também a oferecer mais conhecimento e experiência para ingressar em um estágio.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Economia? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

O economista verifica se a elaboração de um determinado projeto é ou não viável. Ele deverá assinar como responsável técnico por todo o projeto de investimento.

O economista pode desenvolver estudos e análises em duas áreas: macroenomia (aspectos gerais da economia que afetam a empresa) e microeconomia (questões específicas da empresa).

Investigar os investimentos mais rentáveis, assim como os tipos de aplicações que podem ser feitas. O profissional contribui na elaboração de orçamentos, receitas, despesas e projeção de resultados.

Análise de competitividade, oportunidades agroindustriais, definição de custos e preços, mercado de manufaturados, produção agrícola, demanda por commodities e muito mais.

O profissional atua em bancos, distribuidores e no mercado financeiro das empresas. O economista também está apto a trabalhar com mercado de títulos e valores imobiliários.

O economista presta consultoria e assessoria em questões como gestão e análise econômicas, planejamento estratégico, estudos e pesquisa de mercado, projetos e organização. É uma das oportunidades de ser um empreendedor.

Com uma visão da globalização pela qual passa a economia mundial, o economista está apto a atender os pré-requisitos para o exercício desta atividade. O profissional trabalha tanto para o governo quanto para empresas privadas, como exportadoras, bancos, indústria, entre outros.

O profissional indica a solução que possibilita conflitos que envolvam bens patrimoniais disponíveis. É possível solucionar impasses a um custo reduzido e de forma bem menos burocrática do que o sistema judiciário estatal.

Em nível de governo, o trabalho consiste em elaborar, executar e fazer o acompanhamento físico e financeiro do orçamento. No ramo empresarial, o profissional precisa detalhar gastos, custos e definir investimentos.

O economista está gabaritado para fazer a perícia, ou seja, constatar minunciosamente a natureza técnica-científica dos fatos e operar as prováveis causas que deram origem às gestões de natureza econômica.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Economia fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maio rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Economia. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Ademil Lúcio Lopes te explica neste vídeo! te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Economia são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

As salas da Uniara são equipadas para que a aula seja dinâmica e interativa, de modo que os professores usam os recursos disponíveis por meio da parceria com a Microsoft e o Google.

Além disso, também temos laboratórios de informática e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidades 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Biblioteca da Uniara
Biblioteca da Uniara
Lab. Informática
Laboratório de Informática
Workplace - Sala de estudos
Workplace, sala de estudos

Tecnologia no ensino

Tecnologia no Ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicados como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, a Uniara também é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreamspark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno realiza o sonho de estudar Economia e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) é uma parceria entre a Receita Federal, Uniara e Shopping Jaraguá. No local, são prestados serviços de assistência contábil gratuitos à população, por meio dos alunos e professores de Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas. Os estagiários são treinados e credenciados pela própria Receita.

O projeto inovador em Araraquara presta serviços à comunidade, principalmente às pessoas de baixa renda, que podem se beneficiar dos serviços oferecidos gratuitamente. O NAF faz regulamentação de MEI (Microempreendedor individual), imposto de renda, verificação de CPF e muito mais. É também uma oportunidade de o aluno ter uma experiência prática antes mesmo de sair da universidade.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. São realizadas atividades práticas, palestras, minicursos, semanas de estudos. Também é possível fazer estágio no Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, no Shopping Jaraguá.

Semana de Estudos

Anualmente, alguns cursos da Uniara se reúnem e realizam uma semana de estudos para os alunos, o que é sempre uma oportunidade de aprender mais e estreitar o contato entre o mercado profissional e a sala de aula.

Uma das semanas de estudos realizada teve como tema Gestão e Negócios e foi organizada entre os cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis e Gestão de Recursos Humanos. Além de palestras com profissionais de diversas áreas, também houve um minicurso sobre bolsa de valores.

Semana de Estudos

Venha estudar com a gente

É sempre importante lembrar que o curso de Economia está dentro das ciências humanas. A parte de exatas nos dá ferramentas quantitativas para entender as decisões econômicas tomadas pelas pessoas e ajudá-las a tomar melhores decisões, mas estamos sempre lidando com pessoas. Para fazer essas análises e tomar decisões, é preciso conhecer muito sobre história e cultura.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.