Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Direito da Uniara tem 50 anos de tradição e conta com professores muito experientes, que fazem a diferença no aprendizado dos alunos. Também temos muitas atividades, estágios e pesquisas de iniciação científica para você aprender na prática. Além disso, aqui você terá aulas diárias e 100% presenciais por cinco anos, um diferencial da nossa instituição.

Professores

Nosso corpo docente inclui profissionais renomados e que continuam atuando como advogados, escreventes, delegados, juízes, promotores públicos e procuradores, o que enriquece muito a experiência em sala de aula.

Atividades práticas

Fora as aulas teóricas, são realizadas muitas atividades de extensão, atividades práticas e pesquisas de iniciação científica.

Aulas presenciais

Aqui as aulas são 100% presenciais, de segunda a sexta-feira, durante cinco anos, garantindo que os alunos recebam um ensino muito completo e de excelência.

Aulas práticas simulam fórum e júri

O curso dispõe de um núcleo de prática jurídica que, entre outras atividades, realiza uma experiência de fórum. Nesta atividade, os alunos são apresentados à realidade do dia-a-dia do fórum, tendo que protocolar seus processos, obedecer aos prazos, participar de audiências e apresentarem-se como advogado e/ou promotor.

Outra atividade prática em que os alunos de Direito da Uniara têm a oportunidade de participar é o Júri Simulado, em que os alunos realmente simulam um julgamento, obedecendo todas as regras impostas para essa situação, inclusive de vestimenta.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Direito? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Direito Civil é a área responsável pela defesa aos interesses relacionados aos bens e propriedades. O advogado que se interessa por esta área pode se especializar no direito dos bens, das obrigações e sucessões, direito das pessoas e também dos fatos jurídicos.

Direito Penal é a área que têm foco em crimes e contravenções. O especialista em Direito Penal poderá apresentar a defesa ou acusação de envolvidos nos processos. A Uniara oferece estágio para aprender na prática.

O Direito Trabalhista é a área que estuda os direitos e deveres nas relações de trabalho. O que advogado que optar por se especializar e atuar nesta área pode representar trabalhadores, empresas ou entidades sindicais.

Direito Processual é o ramo do direito público que aborda os princípios e normas legais que regulamentam os procedimentos jurisdicionais, tendo como objetivo administrar o direito.

O Direito Internacional é importante porque cria respaldo jurídico normativo com preocupações éticas sobre vários temas, como combate aos crimes de guerra, genocídio e manutenção das boas relações e organização entre os Estados, evitando que apenas a vontade do mais forte prevaleça.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Direito fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Direito. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? O coordenador Fernando Passos te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Direito são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Nossos alunos de Direito têm aula na unidade 1 da Uniara, que fica localizada na rua Voluntários da Pátria, 1295, no centro de Araraquara. As salas são equipadas para que a aula seja dinâmica e interativa, de modo que os professores usam os recursos disponíveis por meio da parceria com a Microsoft e o Google.

Além disso, também temos laboratórios de informática, os auditórios e as bibliotecas da Uniara à disposição dos alunos. A Uniara tem quatro bibliotecas, nas unidades 1, 3, 4 e 8. No total, são 74 mil livros, além dos CD’s e DVD’s. Nossas bibliotecas têm áreas de estudo e acesso à internet para consulta on-line do acervo.

Biblioteca da Uniara
Biblioteca de Direito da Uniara
Salão Nobre, um dos auditórios da Uniara
Salão Nobre, um dos auditórios da Uniara
Workplace - Sala de estudos
Workplace - Sala de estudos

Tecnologia no ensino

Tecnologia no Ensino


A Uniara adotou em 2019 o método Google for Education em seu sistema de ensino. Além de ter acesso gratuito a aplicados como Google Drive, Google Apresentações, Planilha Google e o Formulário Google, nossos alunos e professores utilizam o Class Room, ferramenta que torna a aula mais dinâmica e interativa.

Além disso, a Uniara também é filiada ao programa Dreamspark, que oferece uma série de benefícios aos alunos e professores. O Dreampark é um programa da Microsoft que fornece softwares e ferramentas de forma gratuita aos estudantes, professores e funcionários, ajudando no aprendizado, ensino e pesquisa.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Direito, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já se formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Centro Judiciário de Conciliação (CEJUSC)

Centro Judiciário de Conciliação (CEJUSC)

O Centro Judiciário de Conciliação (CEJUSC) é resultado de um convênio entre a Uniara e o Tribunal de Justiça de Araraquara, tendo como objetivo melhorar o atendimento à população de forma mais eficiente e rápida na resolução de conflitos.

O Centro Judiciário atende diversos casos: problemas na área familiar, como pensão alimentícia, guarda dos filhos, partilha de bens, divórcio, investigação de paternidade ou na área do consumidor, como questões relacionadas a defeitos de produtos ou prestação de serviços, imóveis, cobranças em geral, condomínios e acidentes de trânsito.

Os alunos de Direito da Uniara têm a oportunidade de aprender e estagiar neste núcleo de conciliação e arbitragem, uma oportunidade enriquecedora para o aprendizado na prática. O atendimento é realizado na avenida Dom Pedro II, nº 764, no Centro de Araraquara. Mais informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Núcleo Especial Criminal (Necrim)

O Necrim é um projeto disponibilizado à comunidade através da parceria entre a Uniara e a Polícia Civil, tendo como objetivo pacificar e mediar os crimes de menor potencial ofensivo, promovendo uma melhora na prestação jurisdicional, contribuindo para a celeridade e economia processual. Os focos principais dos serviços são casos de lesão corporal culposa (especialmente os de trânsito), ameaças, injúrias, difamações, entre outros.

Assim como nos outros núcleos, os alunos de Direito da Uniara têm a oportunidade de aprender e estagiar, uma oportunidade enriquecedora para o aprendizado na prática. O atendimento é realizado na avenida Dom Pedro II, nº 764, no Centro de Araraquara. Mais informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Centro Judiciário de Conciliação (CEJUSC)

Escritório experimental de advocacia

O Escritório Experimental de Advocacia proporciona a prática profissional simulada e real aos alunos das 4ª e 5ª séries do curso de Direito da Uniara. Presta ainda assistência judiciária gratuita às pessoas físicas comprovadamente necessitadas, sob orientação, supervisão e responsabilidade de um(a) advogado(a), sobretudo na área do Direito de Família.

A finalidade é propiciar aos alunos a realização de estágios supervisionados, habituando-se com a rotina da profissão. O funcionamento é de segunda a sextafeira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas. O atendimento é realizado na avenida Dom Pedro II, nº 764, no Centro de Araraquara. Mais informações pelo telefone (16) 3333-4243.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Durante o curso, são oferecidas muitas oportunidades de estágio, visitas técnicas, pesquisas de iniciação científica, palestras com profissionais de renome e até uma viagem para simulação de atividades na ONU, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Semana Jurídica

A Semana Jurídica é um evento que reúne palestras com profissionais de renome para todos os alunos de Direito da Uniara. Cada Semana Jurídica tem um tema, trazendo sempre promotores, juízes, professores e advogados e demais especialistas no assunto. É uma oportunidade única para os alunos, que sempre aproveitam e lotam os auditórios.

O evento é promovido pelo curso de Direito da Uniara, por meio de sua coordenadoria de extensão, juntamente com o Programa de Mestrado Profissional em Direito e Gestão de Conflitos, o Diretório Acadêmico – D.A. Professor Walter Medeiros Mauro e a Associação Atlética Acadêmica Tourinho Filho – AAATF da instituição.

Simulação de atividades da ONU

A Organização das Nações Unidas – ONU realiza dois eventos de simulação de suas atividades, o National Model United Nations – NMUN e o Change the World Model United Nations – CWMUN. Os eventos, que são em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são promovidos pela ONU e direcionados a quaisquer estudantes de graduação e pós-graduação. No Brasil, a oportunidade é oferecida por meio de uma parceria entre a Universidade de Araraquara - Uniara e a Associação Diplomatici Brasil.

Nossos alunos sempre participam dos eventos em Nova Iorque. Em 2019, a delegação brasileira representou Portugal no NMUN, a Guatemala no CWMUN e, pelo segundo ano seguido, o grupo recebeu o prêmio de melhor do mundo. É uma oportunidade única para os estudantes, inclusive de conhecer outras culturas.

Visitas técnicas

Nossos alunos participam de muitas atividades durante a graduação, como congressos, palestras e visitas técnicas. Já foram realizadas visitas ao Tribunal de Ética e Disciplina – TED da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, Museu do Crime e Memorial da Resistência, todos em São Paulo.

Na visita técnica em Brasília, nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Supremo Tribunal Federal - STF, o Superior Tribunal de Justiça – STJ, a Câmara dos Deputados, o Senado Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil - OAB do Distrito Federal.

50 anos de curso

O curso de Direito da Uniara foi uma das primeiras graduações da instituição, por isso já tem 50 anos de tradição, com milhares de profissionais formados ao longo desses anos, atuando em diversas áreas não só em Araraquara, como no Brasil todo. Aqui você aprende com um corpo docente muito qualificado e tem experiências práticas por meio dos nossos estágios.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.