Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Design de Moda da Uniara tem mais de dez anos de tradição, professores experientes, estrutura curricular sempre atualizada com as novidades do mercado e uma infraestrutura muito completa no nosso Centro de Moda. Aqui você vai aprender na prática e ter contato com o mercado de trabalho durante a graduação.

Centro de Moda

Para ter um ensino de qualidade, é fundamental ter aulas práticas. É por isso que a Uniara tem um Centro de Moda com muitos laboratórios para que os alunos possam colocar a mão na massa.

Professores

Nosso corpo docente é muito qualificado e experiente. Ter professores assim, acompanhando de perto sua evolução, faz toda a diferença!

Varejo de Moda

Além do diploma da graduação em design de moda, nosso aluno também recebe a certificação adicional em Varejo de Moda ao final do curso. Só na Uniara você tem esse diferencial no currículo.

Profissão abrangente

O mercado de trabalho para o designer de moda é abrangente, pois tudo que está ao nosso redor tem ligação com a moda, não somente as roupas, os sapatos e as bolsas. Na hora de criar o estofado de um carro, por exemplo, existe um profissional capacitado escolhendo as cores, os tecidos e definindo qual é a melhor tecnologia para aquele ambiente.

O designer de moda pode trabalhar em todas as etapas de produção de uma peça: pesquisa de mercado e tendências, compra de materiais, criação, confecção, distribuição e venda. Por esse motivo, há espaço para esse profissional em todas as regiões do país, uma vez que todas elas estão envolvidas nesse ciclo produtivo!

Além da parte de varejo, o profissional pode trabalhar como consultor de imagem, figurinista, fotógrafo, modelista, produtor de eventos, visual merchandising, designer de estampas e editor de moda em revistas, sites e outras mídias. São diversas oportunidades, inclusive a de criar sua própria marca e se tornar um empreendedor.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Design de Moda? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

Não é preciso saber desenhar para estudar Design de Moda, pois nossos professores ensinam tudo desde o começo. Nossos alunos aprendem desenho da figura humana, ilustração de moda, desenho técnico e vetorizado. São muitas técnicas diferentes, como carvão, giz pastel, aquarela e lápis de cor, entre outras.

Nossos alunos aprendem tudo sobre tecidos (materiais, processos e beneficiamento têxtil), criação (cores e harmonia, criatividade e sustentabilidade), design (estampas e acessórios) e pesquisa (coolhunter, ou seja, caçador de tendências).

A cadeia têxtil tem muitas etapas e uma delas é a produção, por isso ensinamos modelagem industrial, antropometria, técnicas de confecção e também a fazer a ficha técnica digital, item muito importante em qualquer confecção, pois possibilita que a confecção tire todas as ideias do papel.

A pesquisa é uma etapa fundamental antes de criar qualquer peça ou campanha de moda, por isso é importante aprender sobre cultura, sociedade, imagem pessoal, figurino e, claro, a história da moda. Além de conhecer a história da moda, desde seu surgimento, os alunos também descobrem mais sobre arte e designers de moda brasileiros.

Todo designer precisa saber sobre semiótica, cultura, teoria da comunicação, produção textual e metodologia de projetos para poder criar. As disciplinas são todas pensadas na moda, de modo que o aluno consegue ter a base do aprendizado voltado para sua área.

Os alunos de Design de Moda aprendem como planejar e organizar um evento (oficinas, exposições e desfiles), fotografar em estúdio e ambiente externo, editar imagens no Photoshop e também sobre jornalismo especializado em moda. No último ano, aprendem como montar seu portfólio digital, passo importante para ingressar no mercado de trabalho.

O varejo é uma parte muito importante da moda, por isso temos disciplinas sobre comportamento do consumidor, marketing e branding focado no mundo fashion, empreendedorismo, gerenciamento de produtos, consultoria e visual merchandising.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Design de Moda fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Temos orgulho dos nossos professores

A gente faz questão de mostrar um pouquinho sobre a formação, experiência profissional e acadêmica de cada professor que dá aula em Design de Moda. Você sabe como eles podem fazer a diferença na sua vida? A coordenadora Viviane Xavier Ferreira te explica neste vídeo!

Transformadores

Nossos professores do curso de Design de Moda são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Viviane Xavier Ferreira

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que a Uniara tem o Centro de Moda, um prédio com infraestrutura ampla e completa. Temos o Laboratório de Criatividade e Modelagem, Laboratório de Costura, Laboratório Têxtil, Laboratório de Desenho, Tecidoteca, Vitrine, Estúdio de Fotografia e os Laboratórios de Informática.

No Laboratório de Criatividade e Modelagem, os alunos aprendem a tirar as ideias do papel. Além da disciplina de criatividade, onde realizam uma série de atividades para despertar novas ideias, os estudantes também aprendem a fazer os moldes de roupas e acessórios. Já no Laboratório Têxtil, são realizados experimentos com fibras e tecidos para que os alunos possam conhecer mais a fundo todos os materiais utilizados na moda. Além disso, temos um equipamento para cortar os tecidos e pesá-los, com o propósito de encontrar sua gramatura, dado importante para a confecção das peças.

No Laboratório de Costura, nossos alunos têm à disposição máquinas do tipo reta, overlock e galoneira, o que permite que eles transformem todos os moldes que fizeram em peças de verdade. Os professores ensinam como manusear as máquinas e, posteriormente, as técnicas de costura. Na Tecidoteca, nossa “Biblioteca de tecidos”, temos diversas cartelas de tecidos, moldes de calçados e muitas revistas especializadas em moda.

Ilustrações dos alunos em exposição no Centro de Moda

Centro de Moda

Vitrine

Laboratório de Costura

Laboratório de Costura

Laboratório Têxtil

Manequins criados pelos alunos em exposição no Laboratório de Criatividade e Modelagem

Laboratório de Criatividade e Modelagem

Tecidoteca, a biblioteca de tecidos

Desenho, Fotografia e Tecnologia

O Laboratório de Desenho é um espaço amplo, em que os alunos aprendem a desenhar desde o começo, não sendo necessário ter experiência na área para cursar as disciplinas. Ao longo do curso, os professores ensinam diferentes técnicas de desenho e pintura, como carvão, aquarela, lápis de cor, giz pastel, entre outros. Já na disciplina de fotografia de moda, os alunos aprendem como manusear e usar os equipamentos do estúdio, como a câmera e as luzes. São realizadas diversas atividades no estúdio, de modo que todos os alunos têm a oportunidade de fotografar.

Nossos laboratórios de informática têm todos os equipamentos e softwares que os alunos precisam para a moda. Eles aprendem a tratar fotos no Photoshop, construir fichas técnicas e desenhos no CorelDraw e a criar peças no Audaces, programa criado exclusivamente para o uso de profissionais e estudantes de moda.

Laboratório de Desenho
Laboratório de Desenho
Estúdio de Fotografia
Estúdio de Fotografia
Laboratório de Informática
Laboratório de Informática

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Design de Moda, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já se formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Exposições e Feiras

Nosso curso organiza viagens para conhecer exposições relacionadas ao mundo da moda e feiras têxteis. Uma ótima oportunidade de os alunos conhecerem fontes de inspiração e aprenderem mais sobre a cadeia têxtil.

Algumas das viagens já realizadas foram na visita à exposição “O Mundo de Tim Burton”, no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo-SP, à exposição “Leather Forever: Hermès”, no Shopping Iguatemi, também em São Paulo-SP, e a visita técnica em uma fábrica de roupas e acessórios esportivos, em Matão-SP.

Exposições e Feiras

Achado Fashion

O “Achado Fashion”, organizado pelo curso de Design de Moda da Uniara, faz parte do “Fashion Revolution”, evento mundial sobre a conscientização da valorização do trabalho na moda. Para promover essa reflexão, temos palestras, exibição de documentários, oficina de customização e feira de escambo.

Em uma das edições, os alunos confeccionaram uma bandeira de retalhos, organizaram uma oficina de customização apenas com o uso de tesoura, assistiram um documentário que representa o Fashion Revolution e participaram de uma palestra sobre consumo de moda.

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. O curso de Design de Moda da Uniara realiza viagens para feiras e exposições, ciclos de estudos e muitas outras atividades para que os alunos possam colocar a mão na massa e se inserir no mercado de trabalho.

Ciclo de Empreendedorismo em Design

O “Ciclo de Empreendedorismo em Design” é um evento promovido pelos cursos de Design de Moda, Design Digital e Jogos Digitais da Uniara. A intenção é mostrar aos alunos que o profissional formado em design pode empreender e criar seu próprio negócio. Na primeira edição da atividade, em 2019, tivemos uma palestra com um consultor de empresas e com uma profissional experiente em Design Thinking.

Ciclo de Estudos

Os cursos de Design Digital, Jogos Digitais e Design de Moda da Uniara realizam um Ciclo de Estudos juntos. As atividades são gratuitas, realizadas pensando nos alunos, mas abertas para a comunidade também. A proposta do evento é trazer temas atuais, que abordem mercado, cenário econômico e, principalmente, área de atuação dos designers de moda, digitais e dos gamers.

Ciclo de Estudos

11 anos de curso

O curso de Design de Moda da Uniara já tem mais de uma década de tradição, sempre com ensino de qualidade, infraestrutura ampla e com professores qualificados e antenados às novidades do mercado. Nossos ex-alunos estão trabalhando em empresas dos mais variados ramos da indústria têxtil não só em Araraquara como em todo o Brasil.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.