Conheça mais sobre nosso curso

Nossos coordenadores, professores e alunos produziram um conteúdo muito completo para que você possa conhecer nosso curso. Os vídeos fazem parte da 21ª edição da FEC (Feira de Cursos) da Uniara, que foi realizada de forma online em 2020. Confira o vídeo de apresentação e veja também como foi o bate-papo ao vivo para tirar dúvidas.

Diferenciais

O curso de Biomedicina da Uniara sedia a Delegacia do Conselho Regional de Biomedicina 1ª Região, órgão que fiscaliza a profissão, de forma que os biomédicos formados na Uniara recebem prontamente a sua inscrição junto a esse órgão no ato da colação de grau, podendo exercer a profissão de imediato.

Estágios

Os estágios supervisionados são desenvolvidos integralmente nos laboratórios profissionalizantes específicos da Uniara e também na Santa Casa de Araraquara.

Professores

Nosso corpo docente é altamente qualificado, com professores experientes e que acompanham a evolução dos alunos.

Infraestrutura

Aqui nossos alunos aprendem na prática, nos laboratórios de Bacteriologia e Micologia Clínica, Imunologia e Hematologia Clínica, Anatomia, Citogenética, Líquidos Corporais e Parasitologia e também no laboratório de Bioquímica.

Mercado de trabalho

O biomédico pode trabalhar com análises hematológicas e moleculares, produção de bioderivados e também na pesquisa e controle de qualidade de produtos obtidos por biotecnologia. Além disso, há espaço para biomédicos em hospitais, laboratórios, indústrias e órgãos públicos. Na área de perícia criminal, ele atua ajudando a descobrir crimes através da análise de vestígios, ao lado de profissionais de outras áreas como médicos, biólogos, bioquímicos e farmacêuticos.

Após a graduação, é possível optar pela pós-graduação que oferece diversos cursos para o profissional se especializar. Uma dessas áreas é a de Habilitação em Biomedicina Estética, que possibilita ao biomédico atuar como Responsável Técnico em clínicas de estética, centros de estética ou empreender e ter seu próprio negócio. Também é possível desenvolver e trabalhar com pesquisas científicas e ingressar na área acadêmica.

Conheça as áreas de ensino

Quer conhecer um pouco mais das áreas de ensino do curso de Biomedicina? Descubra um pouco mais sobre o que você vai aprender e em quais áreas você pode trabalhar quando se formar.

O biomédico com habilitação em Patologia Clínica (Análises Clínicas) pode realizar análises e emitir laudos nas áreas de Análises Bromatológicas, Banco de Sangue, Biologia Molecular, Bioquímica, Genética, Hematologia, Imunologia, Microbiologia, Microbiologia de Alimentos, Parasitologia, Saúde Pública e Virologia. Está apto a atuar na coleta, armazenamento e transporte de amostras biológicas para a realização dos mais diversos exames, bem como supervisionar setores responsáveis por tais procedimentos.

O biomédico tem a opção de seguir na área acadêmica, tanto na área de pesquisas quanto como professor. Durante a graduação, também é possível se envolver com projetos de iniciação científica.

O biomédico com habilitação em Imagenologia atua com tomografia computadorizada, ressonância magnética, medicina nuclear, radioterapia, ultra-sonografia e radiologia médica. O profissional trabalha na operação de equipamentos, no desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação, desenvolvimento de novas técnicas, além de coordenar grupos de colaboradores e a administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores. Vale ressaltar que o biomédico não faz a interpretação dos laudos.

A bromatologia é a área que estuda integralmente os alimentos. Permite conhecer a sua composição qualitativa e quantitativa; o significado higiênico e toxicológico das alterações e contaminações, como e porque ocorrem e como evitá-las; qual é a tecnologia mais apropriada para tratá-los e como aplicá-la; como utilizar a legislação; segurança alimentar; proteção dos alimentos e do consumidor; quais os métodos analíticos a aplicar para determinar a sua composição e para determinar a sua qualidade. O biomédico habilitado nessa área poderá assumir as atividades de responsabilidade técnica, realizar relatórios técnicos, perícias, consultorias e assinar os laudos.

A microbiologia é a área que estuda os microrganismos, ou seja, quem optar por esta área irá explorar o vasto mundo das bactérias, vírus, fungos, protozoários e helmintos, investigando desde a fisiologia e o metabolismo destes minúsculos seres vivos até as suas interações com o meio ambiente e outros seres. O profissional que atua na microbiologia não estuda somente as doenças infecciosas, atua também nos processos de conservação e fermentação de alimentos, fundamentais para a indústria alimentícia.

O biomédico que atua com análise ambiental pode realizar assessoria em questões relacionadas ao meio ambiente, coordenar inspeções ambientais e participar do monitoramento de amostras de água e solo. Ele também controla e atualiza a licença ambiental junto a órgãos de fiscalização ambiental e vigilância sanitária, além de desenvolver e implantar projetos que visam a diminuição do impacto sobre o meio ambiente.

A acupuntura é uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa. Seu princípio é a liberação do fluxo de energia vital através da aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo. A acupuntura é uma habilitação da Biomedicina desde a década de 1980 e, para a prática, é necessário ter conhecimento em anatomia, fisiologia, patologia e se aprofundar em conceitos e métodos da medicina chinesa, como o sistema de meridianos e colaterais e o diagnóstico por observação do pulso, das veias e de nódulos das orelhas e da língua.

A Biologia Molecular é o estudo da biologia em nível molecular, com foco no estudo da estrutura e função do material genético e seus produtos de expressão, as proteínas. É um campo de estudo amplo, que abrange outras áreas da biologia e da química, em especial Genética e Bioquímica.

Perfusão é a introdução lenta e contínua de uma substância medicamentosa, ou sangue, num organismo ou órgão. A perfusão corresponde ao fluxo sanguíneo pulmonar. A regulação é feita através de mecanismos complexos centrais e locais. O biomédico é um profissional altamente requisitado em uma equipe de cirurgiões cardíacos, pois sem o profissional não seria possível a realização da cirurgia com uma margem de segurança no ato da execução.

O biomédico que atua na área da estética pode desenvolver e realizar tratamentos estéticos e de prevenção do envelhecimento. Quem se especializa nesta área aprofunda-se no conhecimento da derme e de seus anexos (pelos, unhas, glândulas sebáceas e sudoríparas) assim como do tecido adiposo e do metabolismo.

A Citopatologia é a área de atuação da patologia que estuda as doenças a partir de observação ao microscópio de células obtidas por esfregaços, aspirações, raspados, centrifugação de líquidos e outros métodos. O exemplo mais conhecido deste tipo de exame é o Papanicolaou ou preventivo do câncer de colo uterino. Este exame é colhido pelo ginecologista e enviado ao laboratório para que o citopatologista possa analisar as células e, se for o caso, fazer o diagnóstico precoce do câncer ginecológico ou de seus fatores de risco, como o HPV, possibilitando, assim, o tratamento mais adequado das pacientes acometidas por esta doença.

O biomédico pode coordenar e participar de pesquisas científicas em todos os campos da genética, realizar e analisar exames cromossômicos e de DNA para o diagnóstico citogenético e molecular, realizar e analisar testes de paternidade e identificação de perfil molecular na perícia criminal, entre outras funções. Já na área de reprodução humana, o biomédico é importante no processo de inseminação artificial intrauterina e outros métodos.

Estrutura Curricular

A grade de disciplinas do curso é importante porque mostra as matérias que você vai estudar durante a graduação. Fazemos questão de disponibilizar a grade curricular para que você possa conhecer um pouco mais sobre os temas que serão abordados neste período de aprendizagem e também possa imaginar como será sua rotina e sua vida nos próximos anos.

Aulas 100% presenciais

Escolher fazer sua graduação presencial é acreditar que a sala de aula, a presença dos professores no dia a dia, os amigos e futuros profissionais de Biomedicina fazem diferença no aprendizado. Nós respeitamos a sua opinião e garantimos que aqui na Uniara todas as disciplinas serão 100% presenciais para o seu maior rendimento e destaque no mercado de trabalho.

Professores

Transformadores

Nossos professores do curso de Biomedicina são assim: envolvidos, apaixonados e preparados para transformar você em um profissional único. São eles que vão transferir o conhecimento que você vai carregar em toda sua carreira. Isso sim faz diferença na hora de escolher a sua universidade. Pense nisso!

Uiliam Moraes Folsta

Professor parceiro faz a diferença

O contato diário com professores em sala de aula e a troca de experiência com outros alunos são importantes na sua formação. Quer saber a importância de ter professores parceiros e envolvidos no seu aprendizado? Assista ao vídeo!

Escreva para o coordenador

Infraestrutura

Não é possível formar bons profissionais se a universidade não te oferecer aulas práticas durante sua formação. É por isso que o curso de Biomedicina da Uniara tem uma infraestrutura ampla e completa. Nossos alunos têm aula nos laboratórios de Bacteriologia e Micologia Clínica, Imunologia e Hematologia Clínica, Anatomia, Citogenética, Líquidos Corporais e Parasitologia e também no laboratório de Bioquímica.

O Laboratório de Citogenética da Uniara faz parte do Projeto de Extensão, ou seja, realiza atendimento à população, em especial a atendida pelo Sistema Único de Saúde. Foi montado com o intuito de oferecer exames gratuitos às crianças que nascem com má formação ou que passam um longo período internadas na UTI Neonatal. A análise é realizada através de uma técnica chamada cariotipagem, que identifica as alterações no número ou na estrutura dos cromossomos causadores dessas más formações.

Após o diagnóstico de alguma síndrome, a criança é encaminhada ao Centro de Diagnóstico e Intervenção Precoce (Cedip), onde recebe atendimento de uma equipe multidisciplinar e seus pais também passam por assistência familiar. Até a criação do laboratório, a realização desse serviço não era feita no município.



Laboratório Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica
Laboratório Bioquímica, Enzimologia Clínica, Citogenética e Micologia Clínica
Laboratório de Anatomia
Laboratório de Anatomia
Laboratório Líquidos Corporais e Parasitologia
Laboratório Líquidos Corporais e Parasitologia

Laboratório de anatomia, o mais completo da região

Os alunos de Biomedicina também usam o laboratório de anatomia, que é o mais completo e estruturado da região, com um espaço amplo e sempre com a presença de técnicos para auxiliar.

Um grande diferencial do laboratório de anatomia da Uniara é que, além de conter peças sintéticas, há grande quantidade de peças naturais que facilitam o aprendizado. Afinal, a Uniara conta com 12 cursos da área da saúde, além de mestrado e doutorado, então nossos laboratórios atendem os mais altos níveis de padrão exigidos pelo MEC.

Laboratório de Química

O laboratório de química da Uniara é usado pelos cursos de Nutrição, Biologia, Odontologia e Biomedicina. É um espaço para os professores ensinarem de forma prática o que foi aprendido em sala de aula, com apoio essencial do técnico do laboratório. Neste espaço, é preciso usar calça comprida, jaleco e sapatos fechados por questão de segurança. Os alunos também podem usar o laboratório para estudar, não só durante a graduação, mas na pós-graduação também.

Depoimentos

A gente fica muito feliz quando o aluno se forma em Biomedicina, realiza seus sonhos e quer compartilhar sua experiência com a gente. Nossos professores são muito “corujas” mesmo e querem saber cada conquista dos alunos. Reunimos alguns depoimentos de quem está estudando e também de quem já de formou para você conhecer um pouquinho mais da nossa história.

Muito Mais

Prêmio Nobel de Medicina

O ex-aluno do curso de Biomedicina da Universidade de Araraquara – Uniara, Jorge Augusto Borin Scutti, trabalhou, entre setembro de 2015 e setembro de 2018, com o vencedor do prêmio Nobel de Medicina 2018, James P. Allison, líder da Plataforma de Imunoterapia do MD Anderson Cancer Center - MDACC, no Departamento de Imunologia, na cidade de Houston, estado do Texas, nos Estados Unidos.

Formado na Uniara em 2007, Scutti conta que foi fazer seu segundo pós-doutorado no país norteamericano, “no respeitado hospital MDACC, um dos centros de referência mundial em tratamento e pesquisas em câncer”. “Meu projeto foi desenvolvido no departamento de pediatria, e o foco foi estudar um tipo de câncer pediátrico de cérebro. Meus estudos foram selecionados entre as centenas de trabalhos de pós-doutorado enviados ao Congresso Anual dos Pós-Doutorandos do MD Anderson, ficando entre os cinco melhores. Com base nos bons resultados obtidos ao longo desse evento, tornei-me parte da equipe de Allison, na plataforma de Imunoterapia do MD”, explica.


Prêmio Nobel de Medicina

Nós temos o pé no mercado

Mais do que disciplinas super atualizadas, professores capacitados e uma estrutura bacana, nossos alunos fazem a diferença lá fora. Além de todas as atividades práticas oferecidas durante o curso de Biomedicina, também é possível realizar estágios na área, uma ótima oportunidade de se inserir no mercado de trabalho.

Jornada de Biomedicina e Farmácia

Jornada de Biomedicina e Farmácia

Os cursos de Biomedicina e Farmácia da Uniara se unem uma vez por ano para realizar a Jornada de Biomedicina e Farmácia, um evento realizado para os alunos e aberto para quaisquer interessados. O encontro conta com palestrantes renomados sobre assuntos que estão em alta e são importantes para os profissionais. Entre os temas já abordados durante as palestras no evento, estão as vacinas, pesquisa clínica, perícia criminal, toxina botulínica, harmonização orofacial, ácido hialurônico e marketing pessoal, entre outros.

Mais de 20 anos de curso

O curso de Biomedicina da Uniara é oferecido desde 1999 e, desde então, tem se destacado como um curso de excelência na área de formação biomédica. Recente comprovação de sua qualidade foi a obtenção do conceito 4 no ENADE, além da frequente premiação recebida pelo Guia do Estudante.

Fique Sabendo!

Cadastre seu melhor e-mail para receber todas as novidades do nosso curso.